“Acredito que estamos mais fortes do que nunca!”

Celso Casinha, coordenador do basquetebol do NDA Pombal, traça um perfil do clube

Atletas | Formação
26 JUN 2022

O Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDA Pombal) celebrou o seu 45.º aniversário no passado dia 18 e Celso Casinha, coordenador do basquetebol do clube, concedeu uma entrevista à FPB.

Celso Casinha destaca a dinâmica do NDA: “Acredito plenamente que estamos mais fortes do que nunca! Após o período pandémico, que colocou dificuldades nunca antes sentidas a todos os clubes, com os confinamentos, a interrupção da atividade desportiva e os treinos com distanciamento físico, o NDAP manteve-se sempre próximo dos seus atletas, realizando treinos online, colocando desafios aos atletas e famílias para a promoção da atividade física, e organizando treinos com distanciamento físico em polidesportivos das escolas, ao ar livre. Na época 2019/20 tínhamos em atividade todos os escalões de formação no género feminino e masculino, tendo atingido o record de basquetebolistas inscritos (120), e em 2020/21, mesmo sem atividade competitiva (apenas as seniores a competir no CN2) alcançámos 107 atletas inscritos. Na presente época, tivemos de prescindir de participar nos escalões de sub18 e sub19, onde tivemos a maior quebra de atletas, mas “compensámos” com uma enorme aposta no minibasquete (62 mini-atletas, desde o babybasket até mini12) e obtivemos um novo record de 135 atletas federados! Na próxima época prevemos voltar a ter todos os escalões de formação em competição, além das seniores Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e já estamos a preparar a equipa de masters masculinos para participar no Campeonato Nacional de Masters”, adianta.

O dirigente faz o balanço desta temporada: “Acaba por ser uma época positiva, pelo crescimento sustentado do número de atletas, como referi anteriormente, também pela ampliação da nossa equipa técnica, que integra atualmente nove treinadores e vários team managers a apoiar nas questões logísticas e operacionais de cada equipa, não esquecendo um forte apoio dos serviços administrativos e da direção do NDAP. A participação da equipa sénior feminina apresentou sempre uma progressão ao longo da época, nomeadamente na melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido por treinadores e atletas, podemos afirmar que já se treina a pensar na próxima época. No setor masculino, os sub16 tiveram uma ótima prestação e acabaram por falhar o apuramento para a Taça Nacional por “cesto-average”, devido a uma igualdade na classificação de três equipas, tendo posteriormente alcançado a final da 2.ª Divisão do Campeonato do Centro. Os sub14 masculinos, equipa maioritariamente constituída por atletas em idade sub13, foram crescendo ao longo do ano e prevemos um grupo competitivo para a próxima temporada. No setor feminino, destaque para as sub14 que foram campeãs distritais e campeãs do Centro, tendo estado entre as 24 melhores equipas nacionais, participando no Campeonato Nacional de sub14 femininos. As sub16 também conquistaram o Campeonato Distrital, o 60.º título distrital do basquetebol feminino do NDAP, com uma participação muito meritória na Taça Nacional, às portas do apuramento para a Final Nacional. Acreditamos que o Campeonato do Centro trouxe às nossas equipas um upgrade à qualidade competitiva das nossas equipas, e este ano pela primeira vez tivemos as nossas mini12 a competir regularmente no Campeonato do Centro de sub13, o que se traduz numa transição importante do minibasquete para o escalão de sub14. No minibasquete, infelizmente foram poucos os momentos competitivos proporcionados pelos clubes ao longo da época, facto que tentámos contornar com a organização de alguns torneios em Pombal, onde se incluiu uma das primeiras etapas do Circuito Ticha Penicheiro para as mini12. Vamos continuar a participar em torneios no mês de junho e julho para dar continuidade ao processo de formação dos nossos mini-atletas que também merecem competir! Destaque final para os pais e familiares destes 135 atletas, que num clube como o nosso são uma peça fundamental no apoio, participação e suporte da nossa atividade”, afirma.

A ligação entre Pombal e as seleções nacionais também foi abordada: “Pombal tem sido “a casa das seleções femininas” nas últimas épocas, fruto das condições logísticas e desportivas que a cidade apresenta e que o Município de Pombal tem proporcionado. O NDAP tem sido um parceiro estratégico na promoção da relação existente entre a Câmara Municipal de Pombal e a Federação Portuguesa de Basquetebol, que em breve será cimentada com a assinatura de um Contrato-Programa entre as três entidades. Para nós, é um orgulho imenso celebrar os grandes feitos do basquetebol feminino ao nível das seleções nacionais neste passado recente e lembrar que a maioria dos estágios são realizados em Pombal, o que nos deixa manifestamente satisfeitos. Por outro lado, é também um input muito positivo para os nossos atletas e treinadores, com a possibilidade de assistir quase diariamente aos trabalhos das nossas seleções. Com o forte apoio do Município de Pombal, o Torneio Internacional Cidade de Pombal é mais um exemplo disso, com a presença de quatro seleções da Divisão A de sub20 femininos, o que certamente trará a Pombal muitos seguidores do basquetebol”, salienta Celso Casinha.

Na hora de falar sobre os objetivos do NDA, Celso Casinha dedica palavras especiais a João Gonçalves, recentemente falecido: “Sentimos a responsabilidade, pelo peso histórico da modalidade em Pombal, desde o seu início, com o Dr. César Correia, e ao longo dos anos com muitos treinadores, coordenadores e dirigentes que contribuíram para os mais diversos feitos do clube. O NDAP teve sempre um impacto muito forte no setor feminino, tanto a nível regional, onde somos o clube da ABLeiria mais titulado, como a nível nacional, sendo o quinto clube de formação no género feminino com maior número de provas nacionais conquistadas (2 Campeonatos Nacionais e 4 Taças Nacionais).
Na cultura desportiva a nível nacional, ter títulos é sinónimo de sucesso, e parece ser a única métrica da qualidade do trabalho desenvolvido. Enquanto clube de formação, o NDAP tem como objetivos a formação do praticante a longo prazo, numa perspetiva multifatorial, e estamos muito focados na captação e desenvolvimento do talento desportivo. Temos sido um dos principais clubes a fornecer atletas às seleções distritais de sub12, sub14 e sub16 da AB Leiria, em ambos os géneros, também com presença assídua dos nossos treinadores enquanto selecionadores distritais. Nas últimas 10 épocas tivemos 14 atletas do NDAP convocados para observações das Seleções Nacionais, regularmente no género feminino, onde despontaram as internacionais Beatriz Jordão, Beatriz Alves e Íris Mendes, e mais recentemente no género masculino, com o Rodrigo Canelas. No futuro, queremos continuar a ser ambiciosos, e mais importante do que conquistar títulos, o nosso foco está na formação integrada do praticante de basquetebol, enquanto atleta e cidadão, participando ativamente na formação desportiva e pessoal dos nossos praticantes. Queremos formar atletas que possam vir a representar as Seleções Nacionais, mas na base cidadãos exemplares que continuem ligados à modalidade como atletas, treinadores, juízes, dirigentes ou adeptos. Se todos fizermos este trabalho, o nosso basquetebol só pode melhorar. Para terminar, um dos principais objetivos do NDAP num futuro próximo será honrar a memória do nosso presidente João Gonçalves, que nos deixou no passado dia 11 de junho. Foi a figura do clube dos últimos 20 anos, uma boa parte deles enquanto presidente, trabalhando sempre na retaguarda, dando o seu melhor ao NDAP e aos seus atletas. Iremos continuar a dar vida ao seu legado e honrando os compromissos a que nos propusemos nos últimos anos. Que descanse em paz!”, termina.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Núleo do Desporto Amador de Pombal

Atletas | Formação
26 JUN 2022

Mais Notícias