Algés vai aos Açores
O campeonato da Liga Feminina de Basquetebol entrou na recta final, com a disputa do playoff a iniciar-se já no próximo fim-de-semana.

Associações | Competições
26 MAR 2009
A 1ª ronda vai colocar frente a frente as duas equipas derrotadas nas meias-finais da Taça de Portugal, Algés e Boa Viagem, respectivamente 4º e 5º classificados da fase regular do campeonato. Os dois treinadores, Carlos Barroca e Marcos Couto, afinam pelo mesmo discurso, considerando ambos que o primeiro jogo da série de 3, marcado para o próximo sábado, às 18.30 horas, nos Açores, será decisivo no desfecho da eliminatória. O segundo encontro da eliminatória será daqui a 2 semanas, em Algés, e caso haja necessidade de se disputar o terceiro desafio, também será em Lisboa, uma vez que as algesinas terminaram melhor classificadas.
O bem conhecido treinador do Algés, Carlos Barroca, socorre-se dos dados estatísticos para dar ênfase à importância de um triunfo nesta série à melhor de três. “Na história dos playoff, independentemente do campeonato em questão, NBA incluída, em 80% dos casos quem ganha o 1º jogo vence a eliminatória.”Discordando do modelo de disputa do campeonato, o técnico aceita-a, até porque poderia ser ele próprio a estar na pele do seu adversário. “Iniciar a eliminatória nos Açores é estar a dar a vantagem à equipa que ficou pior classificada. Penso que a verdade desportiva fica um pouco subvertida mas, mesmo não concordando, estas são as regras do jogo e poderia ter sido a minha equipa a ser beneficiada.”“Supostamente a eliminatória entre o 4º e o 5º classificados é a mais equilibrada de todas. Quem tiver unhas é que vai tocar guitarra.” E para que as probabilidades de sucesso aumentem, Barroca sabe perfeitamente do que a sua equipa terá de ser capaz de fazer durante a eliminatória. “Temos de contrariar o forte jogo interior do conjunto do Boa Viagem, não subestimando de modo algum a capacidade das jogadoras que jogam no perímetro, nomeadamente os lançamentos da linha de 3 pontos.”No confronto de modelos de jogo opostos, a preocupação principal do treinador insular Marcos Couto é parar o forte jogo exterior das algesinas. “Vai ser tarefa complicada parar a dupla constituída pela Joana Fogaça e a Amanda Jackson, sem esquecer a atleta Nica Gemo que, não sendo muito efectiva nas áreas próximas do cesto, é bastante forte na luta do ressalto, sendo uma mais valia defensivamente e nos segundos lançamentos.”Marcos Couto tem a estratégia para esta eliminatória muito bem delineada, que passa “por uma vitória no 1º jogo”, em casa, tentando “depois resolver tudo logo no 2ª partida”, de modo a evitar levar “a decisão da passagem para o derradeiro encontro.”A única preocupação do treinador insular é ter “toda a gente a um bom nível.” Num emparelhamento tão equilibrado, se a sua atleta Leão “não estiver bem”, as “coisas complicam-se” de sobremaneira para o lado das açorianas.Eis a lista completa dos jogos do playoff feminino deste fim-de-semana:Sábado, 28 de Março16.00 horas – GDESSA-Vagos16.30 horas – Barcelos-Olivais18.30 horas – Boa Viagem-AlgésDomingo, 29 de Março18.30 horas – Póvoa-CAB