“Ambicionamos um lugar nos playoffs”

Miguel Monteiro, jovem em destaque no Esgueira, aborda o seu bom momento de forma; Quinta jornada da Liga Betclic Masculina joga-se este fim de semana

Atletas | Competições
14 OUT 2022

Aos 19 anos, e no seu ano de estreia na Liga Betclic Masculina, Miguel Monteiro, base do Esgueira Aveiro OLI, tem estado em destaque no arranque da competição. O jovem internacional português, que tem passado por todas as Seleções Nacionais, fez mesmo parte do cinco ideal da quarta ronda.

Na antecâmara de um apetecível duelo frente à Ovarense Gavex, entrevistámos Miguel Monteiro, que falou sobre o seu bom momento de forma e dos espetáculos que o Esgueira tem protagonizado, deixando para o final um desejo.

 

Que análise fazes deste início de Liga do Esgueira? Como caracterizas a vossa equipa?
Tivemos um início positivo, apesar das duas derrotas. Demonstrámos que somos uma equipa competitiva, com personalidade e que quer sempre mais. Apesar da juventude do nosso plantel, somos um grupo focado e determinado em evoluir de dia para dia. Um fator imprescindível são os nossos adeptos, que nos proporcionam um excelente ambiente em todos os jogos, apoiando-nos incondicionalmente.

Achas que é coincidência o Esgueira ter protagonizado dois dos jogos mais espetaculares, até agora, do campeonato (na receção ao CD Póvoa e em Guimarães? O Esgueira é uma equipa que privilegia o espetáculo?
Não diria que é coincidência, somos uma equipa que acredita sempre que a vitória é possível e lutamos muito por isso. Foi esta forma de pensar e jogar que nos permitiu vencer o jogo contra o Póvoa e discutir até ao fim o jogo em Guimarães. Não diria que privilegiamos o espetáculo, mas a nossa forma emotiva e coletiva de jogar resulta em momentos desses.

Qual é o grande objetivo do Esgueira para este campeonato?
O principal objetivo é a manutenção, mas ambicionamos por um lugar nos playoffs.

Vem aí uma partida em Ovar, num dérbi no pavilhão de um dos líderes da prova. Consideras que se trata de um jogo especial?
A Ovarense, esta época, tem uma grande equipa e encontra-se num momento muito bom e jogar em Ovar, com o seu público, nunca é fácil, mas acredito que vai ser um grande jogo de basquetebol

Nem parece que este é o teu ano de estreia na Liga. Já marcaste presença num cinco ideal e “deste” o triunfo frente ao Póvoa. Esperavas, a nível individual, um início tão positivo?
Honestamente, não pensei que seria tão positivo, contudo trabalho todos os dias com o propósito de evoluir e com a ambição de conseguir ser consistente ao longo da época, assim como em ajudar a minha equipa a atingir os objetivos delineados

Preparaste-te de forma diferente para esta temporada, por se tratar da principal Liga? Notas muitas diferenças comparativamente às últimas épocas?
A preparação mental é diferente, assim como a intensidade a que se joga. Em comparação aos outros campeonatos, a Liga exige uma capacidade de reação, tomada de decisão mais rápida e a margem de erro é menor. Fisicamente e tecnicamente é uma diferença enorme, com jogadores com muita experiência e passagens por clubes/ligas com grande prestígio.

Tens feito parte das várias seleções nacionais jovens e estás a ser uma das figuras da Liga. Começas a sonhar com uma chamada à Seleção Nacional sénior?
Sim, claro. Sempre tive como objetivo, desde cedo, representar Portugal no escalão máximo.

 

Este fim de semana disputa-se a quinta ronda da Liga Betclic Masculina. São estes os encontros, todos com transmissão na FPBtv:

Atletas | Competições
14 OUT 2022

Mais Notícias