APD Braga e APD Sintra procuram lugar na final da Taça de Portugal de BCR

Bracarenses e sintrenses enfrentam-se às 16h45 de sábado, 27 de maio, em Barcelos

Competições
25 MAI 2023

APD Braga e APD Sintra reeditam o duelo das meias-finais da Liga BCR, agora na Taça de Portugal. No campeonato, os minhotos levaram a melhor, consumando a passagem à final da Liga BCR ao cabo de dois encontros – vitórias por 61-68 e 55-46. Em Barcelos, palco da Final Four da Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo, a APD Braga reúne esforços para tentar conquistar a competição pela nona vez, a oitava seguida. “As expectativas são sempre as melhores, a saldar pelos jogos realizados entre ambas as equipas. Temos vantagem em todos. No entanto, Final Four de Taça é festa e ponto alto. Nestes dias, há uma motivação extra e é isso que temos de controlar e tentar realizar o jogo da forma que pretendemos”, analisou o técnico Ricardo Vieira.

Apesar da época francamente positiva, pontuada desde já pela vitória na Supertaça frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto e por um registo invicto na etapa da Liga BCR, há, na ótica do líder, margem para melhorar. “Nunca fui um treinador satisfeito e percebi que a época estranha que temos feito deve-se a alguma falta de concentração e decisão no último passe e lançamentos fáceis. Podemos elevar o nosso jogo”, sublinhou. Barcelos traz boas memórias às hostes minhotas. “Jogar em Barcelos, de onde quatro atletas são naturais ou residem, onde já fomos felizes o ano passado, e podendo disputar mais uma final e fazer história é sempre aliciante”.

Ricardo Vieira espera que o entrosamento e hábito de disputar grandes competições se sobreponham às dificuldades de preparação. “Debatemo-nos com várias ausências, problemas de material, atletas que trabalham ou estudam, o que impossibilita de se fazer uma melhor preparação, no entanto, a vantagem é a experiência de alguns jogadores, os anos que jogam juntos e o companheirismo que promovem entre si”, vincou.

Jorge Almeida, treinador da APD Sintra, enaltece o regresso de Carlos Passos (1.5), após um mês de paragem por lesão, mas lamenta igualmente o cenário que antecede a entrada em cena na fase derradeira da prova rainha. “A preparação está ao nível do que conseguimos fazer para a meia-final do campeonato, muitas baixas nos treinos, o que condiciona muito a preparação para qualquer jogo”. Não obstante as adversidades, salienta “os bons jogos contra Braga”, em alusão à meia-final da Liga BCR, e espera conseguir encurtar ainda mais distâncias face ao emblema rival para conservar a expetativa de qualificação para a final. “Vamos lutar até ao apito final e no fim logo se verá”.

A meia-final entre APD Braga e APD Sintra é a segunda da tarde de sábado, 27 de maio, às 16h45. Antes, enfrentam-se ACD Cotovia/UDI e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, às 14h45. Todos os jogos da Final Four realizam-se na Escola Secundária de Barcelos e têm transmissão na FPBtv.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

 

 

 

Competições
25 MAI 2023

Mais Notícias