APD Braga e BC Gaia alcançam final da Taça de Portugal de BCR

Minhotos e gaienses lutam pelo troféu este domingo, às 15h30, em Barcelos

Competições
27 MAI 2023

Na Final Four da Taça de Portugal de BCR, jogada em Barcelos, a APD Braga e o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto ultrapassaram, nas meias-finais, a APD Sintra e a ACD Cotovia/UDI, respetivamente.

No primeiro duelo das meias-finais, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto impôs-se com naturalidade ante a ACD Cotovia/UDI20-74 -, equipa estreante nas competições nacionais. Após um primeiro quarto pautado por algum equilíbrio – 6-9 -, os gaienses descolaram no marcador e infligiram um parcial contundente – 0-24 -, chegando ao descanso a vencer por inequívocos 6-33. Paulatinamente, os comandados de Pedro Bártolo – 2.5 -, que promoveu múltiplas rotações ao longo da partida, ampliaram a diferença. Luís Assunção – 4.5 – (22pts, 9res, 2ast, 5rb; 23 val.) e Daniel Silva – 4.5 – (12pts, 4res, 5ast) foram os mais destacados na turma nortenha, ao passo que, nos sesimbrenses, sobressaíram David Lima– 5.0 – (10pts, 15res, 2ast) e Fábio Silva – 5.0 – (6res).

Na segunda meia-final, reeditou-se a meia-final da Liga BCR, entre APD Braga e APD Sintra. Após um começo bastante disputado, os bracarenses tomaram as rédeas da partida e nunca enfrentaram uma situação de desvantagem no marcador. Ao cabo dos primeiros dez minutos, a distância cifrava-se em cinco pontos, algo que parecia indiciar um jogo mais renhido. Contudo, à boleia de uma sólida prestação, assente na intensidade defensiva e assertividade no processo ofensivo, mesmo desperdiçando algumas situações de concretização simples, os minhotos distanciaram-se cada vez mais, superando a fasquia dos dez pontos de diferença ao intervalo – 30-19.

A reação sintrense foi tímida e os pupilos de Ricardo Vieira, que concedeu minutos a todos os convocados, protagonizaram o período mais produtivo no capítulo ofensivo – 21-10 -, disparando para dígitos praticamente irrecuperáveis para o conjunto sintrense, à entrada para os dez minutos finais – 51-29. No último quarto, a tentativa de pressão alta da APD Sintra traduziu-se em algumas recuperações de bola, mas sem nunca se repercutir em qualquer aproximação – 65-41.

Com um duplo-duplo, Márcio Dias – 4.5 – (23pts, 12res, 3ast, 7rb, 1dl; 31.5 val.) atingiu o estatuto de MVP da partida. De assinalar também a sóbria prestação de José Miguel Gonçalves – 3.0 – (11pts, 9res, 4ast, 2rb). Nos sintrenses, Ibrahim Mandjam – 4.0 – (20pts, 14res, 4ast, 1rb, 1dl) e Ricardo Pires – 5.0 – (16pts, 8res, 3ast, 1rb, 1dl) mostraram-se os mais inconformados.

A final da Taça de Portugal de BCR está agendada para às 15h30 deste domingo, na Escola Secundária de Barcelos, e tem transmissão na FPBtv.

Competições
27 MAI 2023

Mais Notícias