APD Braga e BC Gaia discutem a Supertaça

Encontro está agendado para sábado, 8 de outubro, em Guifões

Competições
6 OUT 2022

No primeiro duelo da época, APD Braga e BC Gaia enfrentam-se, na Supertaça, no sábado, 8 de outubro, no pavilhão municipal de Guifões, às 15h. O encontro terá transmissão na FPBtv. Os bracarenses, vencedores da Taça de Portugal na temporada transata, encaram a oposição dos gaienses, campeões nacionais, que ergueram também a Supertaça em 2021/2022.

Ricardo Vieira, técnico dos minhotos, faz uma avaliação positiva do trabalho realizado na pré-época. “Se, por um lado, a ausência de atletas nos treinos, pelas mais variadas razões, foi o ponto negativo, por outro, conseguimos realizar um estágio no CAR de Gaia bastante exaustivo e produtivo. Conseguimos ainda realizar um Troféu com alguns jogos em que, apesar do objetivo ser homenagear o Carlos Vieira, a verdade é que nos deu minutos de jogo”, analisa em retrospetiva.

Pela frente, a APD Braga terá uma equipa a quem o timoneiro reconhece valia. “O BC Gaia, apesar das ausências/saídas de Miguel Reis e Luís Domingos, continua a ser, na minha opinião, a equipa que mais se aproxima de forma profissional ao nível de trabalho e fundamentos. Sabemos que tem sede de vitórias, demonstrando nos últimos anos isso mesmo. Será, sem dúvida, um bom jogo, e muito especial pela rivalidade sadia existente entre os intervenientes”, afiança.

Por sua vez, Sílvio Nogueira, extremo do conjunto bracarense, alude ao histórico entre as duas formações, como indício da qualidade que se pode esperar do embate. “O BC Gaia já nos habituou a estar sempre alerta, pois tem sido a equipa que causa mais dificuldades à APD Braga nos últimos anos. Tenho de ser realista: com a saída de dois grandes jogadores (Luís Domingos e Miguel Reis), o BC Gaia está diferente, a ser renovado e teremos de aproveitar essa situação. Acredito que irá ser um grande jogo e que a equipa que errar menos irá trazer para casa a Supertaça”, vaticina o camisola 23.

Pelo BC Gaia, Pedro Bártolo atribui o favoritismo ao emblema minhoto, mas garante que os seus comandados poderão ter uma palavra a dizer. “Face à restruturação que estamos a enfrentar, com a saída de atletas essenciais, o favoritismo pende para a APD Braga, uma equipa muito competente e com um ADN competitivo. Mas vamos à luta. A nossa história é feita de desfechos improváveis”, afirma. O treinador-jogador do coletivo criado em 2016 reconhece mérito ao oponente e assume que a época se reveste de objetivos distintos. “Vamos defrontar uma equipa com cultura de vitória, repleta de internacionais portugueses e bem orientada. Além disso, têm dinâmicas de jogo mais cimentadas. Há que verbalizar, sem receios, que, sem negarmos a ambição de vitória, deparamo-nos esta época com a perda de quatro atletas importantes no passado: Sandoval da Silva, Nelson Oliveira, Miguel Reis e Luís Domingos. Estou convicto que voltaremos ao topo, mas leva tempo”, remata o líder do BC Gaia.

Marco Almeida, apesar de reiterar as circunstâncias vincadas pelo seu treinador, expressa o desejo de discutir a partida. “A equipa teve oportunidade de realizar alguns jogos particulares de pré-época, que serviram para consolidar as ideias e trabalhar a parte física e tática. Temos vindo a treinar para entrar bem na Supertaça, vamos dar o nosso máximo e esperamos também contar com o apoio dos nossos adeptos, que têm sido incansáveis.”, salienta o poste.

A Supertaça de BCR realiza-se, pela primeira vez, em Matosinhos, no pavilhão municipal de Guifões, no sábado, 8 de outubro, às 15h. Precede o arranque do campeonato nacional, agendado para 15 de outubro.

Nota: Fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

 

 

 

 

 

Competições
6 OUT 2022

Mais Notícias