APD Braga e BC Gaia discutem o título de campeão

Formações de Braga e Gaia contabilizam dois triunfos cada

Competições | FPB
17 JUL 2021

O Campeonato nacional de BCR entrou na sua fase decisiva e este fim-de-semana será encontrado o campeão. APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia defrontaram-se este sábado, nos quatro primeiros jogos da final four.

BC Gaia 46-44 APD Leiria

No primeiro jogo do dia, o BC Gaia levou de vencida a formação da APD Leiria por 46-44. Num embate de emoção até aos últimos segundos, as duas equipas foram trocando igualdades durante os dez minutos iniciais. Com uma vantagem de um ponto (15-14) à entrada para o segundo período, a formação “visitante” não conseguiu manter a liderança, e ao intervalo a equipa de Leiria seguia na frente por 23-21.

No regresso dos balneários, o conjunto “da casa” entrou melhor e foi-se distanciando e suprimia as iniciativas adversárias. Com o encontro a aproximar-se do fim, e a correr atrás do resultado, o emblema nortenho respondeu e conseguiu o cesto da vitória a dez segundos do fim.

Estatisticamente, João Reis (19pts, 3res, 1ast) e Pedro Bártolo (13pts, 2res, 6ast) foram as figuras da equipa de Gaia, enquanto que Marco Francisco (17pts, 4res, 5ast, 4rb), Iderlindo Gomes (11pts, 6res, 1ast, 1rb) e Aníbal Costa (10pts, 5res, 5ast) se evidenciaram pelos leirienses.

APD Braga 57-31 APD Sintra

Frente à APD Sintra, a APD Braga, atual tetracampeã nacional, não vacilou e venceu de forma convincente por 57-31.

A formação bracarense esteve na frente desde cedo e ao intervalo já vencia por 13-8. No segundo quarto aumento os índices defensivos e conseguiu limitar o seu adversário a apenas seis pontos marcados.

Com uma vantagem de 28-14 ao intervalo, o segundo tempo viu a equipa de Sintra tentar aproximar-se, mas sem nunca conseguiu colocar em risco a vantagem dos campeões nacionais em título, que controlaram a diferença e festejaram o triunfo no final do encontro, com Márcio Dias (15pts, 7res, 2ast, 3rb) a ser o mais esclarecido. Na equipa sintrense, Pedro Gonçalves (12pts, 10res, 2ast) e Ibrahim Mandjam (11pts, 8res, 1ast) não foram suficientes.

BC Gaia 76-67 APD Sintra

Numa partida em que os ataques estiveram em evidência, a equipa de Gaia somou o segundo triunfo nesta final four ao bater a congénere de Sintra por 76-67.

Em mais um encontro equilibrado, o terceiro e quarto períodos acabaram por fazer a diferença no resultado final. A perder por 38-35 ao intervalo, o BC Gaia apresentou-se mais concentrado nos dois lados do campo e conseguiu passar para a liderança após o descanso.

A vencer por quatro (54-50) à entrada para os dez minutos finais, os “wildcats” conseguiram aumentar a vantagem, ainda que a formação sintrense tenha ameaçado até perto do apito final. Pedro Bártolo (37pts, 6res, 6ast, 1rb) foi a grande figura dos vencedores, bem como João Rumor (18pts, 7res, 4ast, 1rb) e João Reis (13pts, 6res, 3ast). Pela APD Sintra, Ibrahim Mandjam (32pts, 16res, 1ast),  Pedro Gonçalves (21pts, 10res, 2ast) e Rui Lourenço (8pts, 5res, 11ast, 3rb).

APD Braga 59-38 APD Leiria

O último encontro do dia colocou frente a frente as formações da APD de Leiria e Braga. A equipa nortenha acabou por se superiorizar e venceu por 59-38.

Como campeão em título, o emblema de Braga era o favorito à entrada para o jogo e confirmou a sua valia. Ao liderar a partida desde o primeiro quarto, os comandados de Ricardo Vieira não abrandaram o ritmo e foram construindo o triunfo ao longo dos 40 minutos, com Márcio Dias (27pts, 10res, 3ast, 1rb) a assumir um papel de destaque, tal como Jorge Carneiro (13pts, 7res, 4ast, 1rb). Nos leirienses evidenciou-se Iderlindo Gomes (17pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl).

Com a vitória, a formação bracarense soma dois triunfos e amanhã enfrenta a congénere de Gaia, no jogo que será a “final” do campeonato nacional.

Competições | FPB
17 JUL 2021

Mais Notícias