APD Braga e BC Gaia voltam a encontrar-se na final da Liga BCR

Protagonistas anteveem o primeiro jogo, agendado para 8 de junho, às 16h, em Braga

Competições
7 JUN 2023

A final da Liga BCR, disputada à melhor de cinco jogos, arranca esta quinta-feira, às 16h, em Braga, e tem transmissão na FPBtv. APD Braga e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto acrescentam mais uma página numa rivalidade que, embora curta, contempla já múltiplos encontros decisivos, entre Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional.

Apesar do recente êxito na Taça de Portugal, que culminou na conquista inédita da competição para a turma gaiense, João Castro, jovem extremo de 19 anos determinante nessa partida, adverte para a necessidade de limar alguns aspetos. “Temos que melhorar na defesa, promover maior contacto e comunicar mais. Será mais fácil contra-atacarmos se o fizermos, porque acho que temos vantagem na capacidade física”, analisou.

A importância de travar a manobra ofensiva dos bracarenses vem novamente ao de cima no discurso do internacional sub23. “Não podemos consentir entrada na área restritiva, porque a APD Braga tem mais altura e consegue tirar proveito disso”. Para o ataque ao bicampeonato, João Castro considera que o público pode igualmente produzir um impacto significativo no rumo de cada embate, à luz do vivido na final da Taça de Portugal. “Senti-me com mais energia, gostei do público e houve um bom ambiente no pavilhão”, vincou.

Por sua vez, o treinador-jogador Pedro Bártolo corrobora a tese do seu pupilo relativamente à postura necessária para levar de vencida a APD Braga. “Só uma intensidade defensiva alta pode conter o poderio da APD Braga, que sabe o que quer em campo e tem uma grande profundidade de plantel”. O internacional A assume que a “receita” do sucesso na Taça é difícil de replicar, pelo que BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto deverá promover uma maior organização do seu jogo. “Na final da Taça, assistimos a um desafio atípico, em que praticamente não fomos obrigados a esboçar ataque organizado. Quando o fomos, não produzimos soluções de qualidade. Como não há dois jogos iguais, temos mesmo de ser mais cerebrais”, enfatizou o técnico.

Os minhotos procuram encerrar a época como começaram: a somar títulos. No arranque de 2022/2023, a APD Braga vergou este mesmo coletivo gaiense e ergueram a Supertaça. O base/extremo José Miguel Gonçalves alude precisamente à constância de ambas as equipas na chegada às etapas derradeiras de todas as competições, nos últimos anos. “Começa a ser quase uma tradição o encontro entre o BC Gaia e a APD Braga, uma vez que temos alternado a conquista dos troféus das últimas temporadas. Apesar disso, os jogos e as dinâmicas de cada encontro têm sido diferentes, mantendo sempre o denominador comum da intensidade e ambição de vencer”, resumiu.

O internacional A nos Europeus C de 2017, 2019 e 2022 afiança que a reconquista do título nacional está ao alcance dos minhotos. “Temos qualidade e talento para sermos campeões nacionais e acredito que o vamos ser, precisando de trabalhar muito e impor o que somos, uma equipa assente no coletivo”.

O timoneiro da APD Braga, Ricardo Vieira, prevê uma final equilibrada. “Será uma final definida por detalhes, dado a proximidade das duas equipas e as suas qualidades. Claramente as duas melhores equipas estão na final e não espero menos que jogos com emoção e espetáculo garantido”, vaticinou. Para o técnico da equipa visitada esta quinta-feira, “o respeito entre as duas equipas será algo comum, da mesma forma que ambas querem vencer”.

A final da Liga BCR tem reservadas partidas a 8 e 11 de junho, em Ferreiros, Braga, às 16h, e a 17 de junho, em Grijó, Vila Nova de Gaia, às 17h. Caso necessário, o quarto encontro é disputado novamente em Gaia, a 18 de junho, às 15h. O pavilhão de Ferreiros, Braga, seria palco da eventual “negra”, no dia 24 de junho, às 16h. Todos os jogos têm transmissão na FPBtv.

Competições
7 JUN 2023

Mais Notícias