APD-Braga vence Taça de Portugal
As equipas da APD-Braga e APD-Leiria disputaram a final da Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas, que se realizou, este domingo, no Pavilhão de Pousos, em Leiria.

Competições | FPB
10 MAI 2015
Numa final equilibrada, decidida apenas nos últimos três minutos do encontro, a APD-Braga acabou por garantir a conquista do troféu, tendo derrotado por 51-44 o conjunto bracarense.
A APD-Leiria, bicampeã nacional, eliminou o Paredes, ao vencer a meia-final por 46-27. Na outra meia-final, o Braga derrotou a formação de Sintra por 48-39. E foi a equipa de Leiria a começar melhor o encontro, já que a meio da segunda metade do 1º período vencia por oito pontos de diferença (12-4). Reação imediata do conjunto de Braga, que com um parcial de 9-0 a terminar o quarto deu a volta ao marcador (16-14).
O período seguinte foi marcado pelo equilíbrio, alternâncias no comando do marcador, curtas vantagens, com as duas equipas a recolherem aos balneários separadas novamente por dois pontos (26-24), com a APD-Braga a manter-se na liderança do jogo.
Durante o 3º período, a equipa bracarense conseguiu a maior vantagem do encontro (33-26), e muito embora não a tenha conseguido manter até final do quarto, a formação nortenha entrava no derradeiro período a poder gerir uma curta, mas importante, almofada pontual de quatro pontos (35-31).
A APD-Leiria mantinha o jogo fechado, não permitia que o adversário disparasse no resultado, e com menos de dois minutos jogados no 4º período empatava a partida a 35 pontos. Até três minutos do final a equipa bracarense liderou sempre por diferenças mínimas, mas depois do 43-42, um parcial de 8-2 permitia que fossem os atletas bracarenses a fazer a festa no final.
Na equipa vencedora, J. Gomes (29 pontos, 8 ressaltos e 2 assistências) foi o jogador que mais se evidenciou, tendo sido bem secundado por A. Azevedo, autor de 13 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências.
No lado dos leirienses, M. Francisco (15 pontos, 13 ressaltos e 3 assistências) bem lutou por um resultado diferente, mas nem com a ajuda de A. Costa (12 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola) evitou que a Taça fugisse para Braga.
Foto: FPDD