APD Leiria conquista triunfo vital em casa da APD Sintra

A APD Leiria triunfou em casa da APD Sintra (35-54), manteve a invencibilidade e colocou os rivais mais longe do título; o GDD Alcoitão recebeu e venceu a APD Lisboa por 48-35.

Atletas | Competições
24 JAN 2017

Para a semana, joga-se a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, com honras de cabeça de cartaz para o APDSintra/Sporting CP vs APD Braga.

 

Fim de semana de clássico no Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas. A APD Sintra/Sporting CP recebeu a congénere da APD Leiria, no Pavilhão Serra das Minas, com a quase obrigatoriedade de vencer, uma vez que averbou uma derrota diante da outra candidata ao título, a APD Braga. Ausências de vulto em ambos os conjuntos, particularmente para os locais que se viram privados do contributo de Hugo Lourenço, enquanto os leirienses viajaram sem Nelson Oliveira. Os vice-campeões começaram o encontro de forma autoritária, esboçando uma vantagem de 4 pontos – 6-2 -, mas a APD Sintra reorganizou-se e conseguiu dar a volta para fechar o primeiro período com 13-9. No segundo parcial, mais do mesmo, sendo que a 1 minuto de soar a buzina para o descanso, Sintra/SCP gozava de um ascendente algo significativo de 6 pontos, mas Leiria materializaria algumas jogadas de ataque rápido, como é seu apanágio, colocando-se um ponto acima (22-23). 

No reatar do encontro, Leiria limou os aspetos defensivos e avolumou a diferença para 7 pontos à entrada dos últimos 10 minutos, nos quais a disparidade tendia a aumentar. Por esse motivo, ambos os técnicos deram lugar aos seus jogadores menos utilizados. Curiosidade de na formação do centro do país terem coincidido em campo Manuel Sousa, de 62 anos, e João Pedro, de 16. Com a vitória, a APD Leiria preserva o estatuto de invicta, a par da APD Braga, enquanto a APD Sintra vê o título mais longe, uma vez que perdeu com os dois rivais diretos.

 

Parciais: 13-09; 09-14; 08-14; 05-17. Melhores marcadores: APD Sintra – Paulo Taborda 20 pts, Pedro Gonçalves 8 pts; APD Leiria – Aníbal Costa 17 pts, Marco Francisco 16 pts.

 

No outro encontro da jornada, a APD Lisboa caiu aos pés do GDD Alcoitão, apesar da boa réplica oferecida, sobretudo nos primeiros 3 períodos, acabando por quebrar no final, perdendo assim diante do conjunto de Cascais por 48-35.

 

Para a semana, no sábado, 28 de Janeiro, irá disputar-se a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal. Eis os jogos:

GDD Alcoitão vs APD Paredes, 14:15, Pavilhão Gimnodesportivo de Murches

Sporting CP/APD Sintra vs APD Braga, 15:00, Pavilhão Municipal Serra das Minas

APD Lisboa vs CD Os Especiais, 18:30, Pavilhão do CAB Madeira

Atletas | Competições
24 JAN 2017

Mais Notícias