APD Sintra – Sporting Clube de Portugal conquista Torneio de Abertura da ANDDEMOT

A APD Sintra-Sporting Clube de Portugal conquistou o Torneio de Abertura, numa final bem disputada frente à Campeã Nacional, APD Braga.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
7 NOV 2016

A competição foi igualmente ensejo para o novo Selecionador Nacional, Marco Galego, observar a maioria dos atletas, que “recrutou” ainda Ricardo Vieira, treinador da APD Braga para as funções de Selecionador Adjunto. À margem das incidências do jogo, decorreram uma ação de formação para árbitros e oficiais de mesa e a reunião do Comité Nacional de basquetebol em cadeira de rodas – CNBCR – com os treinadores de todas as equipas. 

Fim de semana produtivo aquele que se viveu no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra, em Sintra. Desde logo, a vontade de reunir a excelência do basquetebol em cadeira de rodas arvorou-se na concretização do Torneio de Abertura, que obedeceu a regulamento específico, conforme anunciámos na sua antevisão, e como tal os marcadores mais “magros” não devem constituir surpresa. Sem particular surpresa também, APD Sintra-Sporting Clube de Portugal e APD Braga venceram os respetivos grupos, na tarde de sábado, qualificando-se para uma final que se perspetivava cativante. Foram estes os resultados de sábado: Grupo A – APD Lisboa 13 GDD Alcoitão 23; GDD Alcoitão 16 APD Braga 30; APD Braga 38 APD Lisboa 20 // Grupo B – APD Sintra/SCP 22 APD Leiria 17; APD Leiria 24 APD Paredes 14; APD Paredes 17 APD Sintra/SCP 41

 

No domingo, reatou-se o certame com a realização do jogo pelo 5.º e 6.º lugar, no qual a APD Lisboa derrotou a APD Paredes por 29-16. Seguiu-se o encontro pelo 3.º e 4.º posto, com a APD Leiria a impor-se categoricamente por 33-13 frente ao GDD Alcoitão. Na tão aguardada final, os craques por metro quadrado eram muitos de ambas as partes: na APD Sintra/SCP saltavam à vista Pedro Gonçalves (capitão da Seleção); Hugo Lourenço (sub-capitão da Seleção), nome cimeiro do basquetebol em cadeira de rodas português regressado da 1.ª liga espanhola depois de mais de uma década ao mais alto nível, Paulo Taborda, Rui Lourenço, João Cardoso ou Rui Nicolau – todos internacionais portugueses; enquanto do lado de Braga, sobressaíam Márcio Dias, poste também ele recém-regressado do país vizinho, onde atuou pelo Servigest Burgos, na 1.ª e 2.ª liga espanhola, Filipe Carneiro (ex-Amfiv Vigo, da 1.ª liga espanhola), Henrique Sousa ou Eduardo Gomes, os primeiros três com experiência em Campeonatos da Europa ao serviço de Portugal. A APD Sintra/SPC iniciou com um parcial contundente de 9-0, mas o equilíbrio rapidamente tomou conta da partida e a APD Braga conseguiu mesmo passar a liderar à entrada do último quarto por 26-23. Porém, o experiente conjunto sintrense soube reagir, virou novamente o marcador e arrecadou a vitória no encontro e no torneio – 36-30.

 

Paralelamente ao que aconteceu dentro de campo, o novo Selecionador Nacional, Marco Galego, observou pela primeira vez ao vivo as equipas nacionais e aproveitou a ocasião para endereçar a Ricardo Vieira o convite para assumir funções como Selecionador Adjunto, que o técnico minhoto aceitou. O torneio, organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores (ANDDEMOT) serviu ainda de atmosfera formativa para oficiais de mesa e árbitros, assim como para o CNBCR reunir com os treinadores de todas as equipas de modo a projetar o futuro da modalidade. 

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
7 NOV 2016

Mais Notícias