Apresentação de um evento inédito que tem Tomar como palco

Lançamento do Inter-Seleções Regionais de sub17 de 3x3 decorreu esta sexta-feira

Associações | Competições
13 MAI 2022

Decorreu esta sexta-feira de manhã, nos Paços do Concelho de Tomar, a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Inter-Seleções Regionais de 3×3 no escalão de sub17 masculinos e femininos, evento inédito em Portugal e que terá lugar entre 17 e 19 de junho, na cidade nabantina.

A acompanhar a crescente popularidade e importância do 3×3, modalidade olímpica, dá-se então um passo importante nesta variante. Este certame deverá reunir 144 atletas e um total de cerca de 250 elementos.

Em declarações à FPBtv, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, não escondeu a satisfação pela realização do certame na cidade: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “”Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

José Monteiro, diretor técnico regional da AB Santarém, abordou o momento positivo da entidade: “Em termos de crescimento está a ser um ano excelente para a AB Santarém. O basquetebol é, neste momento, a modalidade de pavilhão mais praticada no nosso distrito, sem sombra de dúvida. Passámos de 600 para perto de 1000 atletas, num crescimento de 60%, com o nosso projeto “ABS Escolas”, a que chamamos a “magia do primeiro cesto”, ligado ao minibasquete, a assumir muita importância. Este Inter-Seleções é muito motivador para nós, sendo que a nossa Associação vai ter um circuito distrital com 12 etapas durante os próximos meses, numa prova que vai chegar a locais sem basquetebol”, explicou.

Por seu turno, Alcino Gonçalves, presidente do Basket Club de Tomar, assumiu a importância do Inter-Seleções para a cidade: “Este evento dá-nos ainda mais motivação para continuar a evoluir. Faltam valores de referência do basquetebol em Tomar. Os nossos jovens, neste distrito, apenas na Chamusca têm basquetebol sénior num patamar competitivo mais alto. O Basket Club de Tomar não abdica da vertente solidária. Não queremos apenas formar atletas, queremos formar cidadãos, e este ano não será exceção. No Dia Nacional do Minibasquete ajudaremos uma instituição de apoio a pessoas com deficiência, onde já damos treinos de basquetebol”, adiantou.

 

Associações | Competições
13 MAI 2022

Mais Notícias