Arrancou Troféu António Pratas/Proliga

O Esgueira/OLI começou da melhor forma a sua participação no Troféu António Pratas/Proliga, ao vencer, em Sangalhos, na 1ª jornada do Grupo Centro Norte, a equipa da casa por 74-53.

Competições
11 OUT 2014

No Grupo Sul, o Atlético MNExpresso conseguiu uma confortável vitória na deslocação que efetuou até ao Pavilhão Fidelidade para defrontar a equipa do SL Benfica B (89-68). Ao vencer em Guifões (66-50), a equipa do Vasco da Gama deu um importante passo na luta pelo 1º lugar do Grupo Norte desta 1ª fase do troféu.

 

Depois de um 1º período equilibrado, 19-21 vantagem para os visitantes, a equipa de Esgueira conseguiu fugir no resultado até ao final da 1ª parte (40-30) E se no final dos primeiros vinte minutos a vantagem já estava na casa das dezenas, no inicio da etapa complementar a diferença pontual que separava as duas equipas já estava muito perto dos vinte pontos (60-41). Os últimos 10 minutos voltaram a ser bem mais equilibrados, pelo que a vitória do Esgueira no jogo nunca foi colocada em causa.

 

Os 10 triplos convertidos pelos esgueirenses (37%) foram um fator importante para a vitória forasteira, com Pedro Valente (15 pontos), 5 em 8 de 3 pontos, a estar com a mão quente nos lançamentos de longa distância. O atleta do Esgueira, António Gaioso (14 pontos, 8 ressaltos, 8 assistências e 4 roubos de bola) foi o MVP do jogo com 23.5 de valorização. Na formação de Sangalhos, Nuno Bizarro, autor de 20 pontos, foi o melhor marcador do jogo, num encontro em que o capitão Emanuel Silva (15 pontos e 6 ressaltos) esteve a bom nível, mas em que a equipa cometeu demasiado turnovers (17) e não esteve muito eficaz a lançar ao cesto, especialmente de curta e média distância (14/31 – 35%).

 

Atlético triunfa

 

Um 3º período arrasador por parte da formação da Tapadinha deitou por terra a boa prestação do clube encarnado durante a 1ª parte. Ao intervalo os comandados de Goran Nogic lideravam por seis pontos de diferença (67-61), mas no inicio do segundo tempo a equipa do Atlético surgiu transfigurada para melhor. Com parcial de 32-12, a equipa que este ano regressou à competição da Proliga, não só deu a volta ao resultado, como também conseguiu uma confortável vantagem (63-49) para abordar os últimos 10 minutos do encontro. O bom momento dos comandados de Hugo Sousa prolongou-se até final do jogo, com o Atlético a voltar a dominar o derradeiro quarto (26-19), com a equipa a mostrar uma grande capacidade para fazer pontos no ataque.

 

O base Carlos Barroca (20 pontos, 4 assistências, 3 ressaltos e 2 roubos de bola), MVP do jogo com 27.5 de valorização, liderou muito bem a equipa de Alcântara, se bem que o melhor marcador da equipa, e do jogo, tenha sido João Manuel com 22 pontos. Pedro Bagio (9 pontos e 12 ressaltos) ficou muito perto de um duplo-duplo, mas nem por isso deixou de se cotar como um dos melhores na equipa vencedora. O extremo Sérgio Silva (16 pontos) foi o mais concretizador no conjunto encarnado, embora o mais valorizado tenha sido Veljko Stankovic, autor de um duplo-duplo (11 pontos e 12 ressaltos).

 

Triplos ajudam Vasco

 

A equipa do Vasco da Gama, mesmo a jogar na condição de visitante, comandou o jogo desde o período inicial (22-13), e ao intervalo já dispunha de uma confortável vantagem de quinze pontos (38-23). Num jogo marcado por demasiados turnovers, 42 no total, e fracas percentagens de lançamentos, linha de lance-livre incluída, os 11 triplos convertidos pela equipa vascaína acabaram por fazer toda a diferença no jogo. No recomeço da etapa complementar, os comandados de João Oliveira defenderam muito bem , apenas 8 pontos sofridos, pelo que no final do quarto tinham colocado um ponto final quanto ao vencedor do encontro (52-31).

 

Guilherme Sequeira (18 pontos) esteve com a mão quente da linha de 3 pontos (6/9 – 67%), com João Oliveira (10 pontos) a ser depois o único jogador do Vasco da Gama a acabar o encontro na casa das dezenas. Na equipa do Guifões, destaque para as boas exibições de Fernando Ramos (10 pontos, 11 ressaltos, 2 assistências e 2 desarmes de lançamento) e Ricardo Pinto (6 pontos, 7 ressaltos, 6 assistências e 5 ressaltos).

 

2ª jornada, sábado 11 de outubro:

 

Grupo Norte

21.00 horas – Vasco da Gama x Dragon Force

 

Grupo Centro Norte

21.00 horas – Esgueira/OLI x Terceira Basket Clube

 

Grupo Centro Sul

16.00 horas – Eléctrico FC x Casino Ginásio

 

Grupo Sul

21.00 horas – Atlético MNExpresso x Academia do Lumiar

Competições
11 OUT 2014

Mais Notícias