Assembleia Geral da FIBA Europa

Realizou-se este fim-de-semana em Portoroz (Eslovénia) a Assembleia Geral da FIBA Europa, Portugal esteve representado pelo Presidente da FPB e pelo Director Técnico Nacional.

Competições | FPB
23 MAI 2005

Estiveram presentes 123 delegados dos 47 países participantes. Conheça as principais decisões tomadas, nos detalhes desta notícia.

Competições europeias de clubesSector MasculinoPara além das duas competições conhecidas, Euroliga e ULEB, onde Portugal participará com um representante, a FIBA aprovou para o próximo ano novos modelos de competição. Assim, a Eurocup será disputada por 32 clubes, divididos em 8 grupos de 4 equipas. Em cada grupo, disputa-se uma poule a 2 voltas. Os dois primeiros ficarão apurados para a fase seguinte.Nesta competição, Portugal tem garantido 1 lugar com possibilidades de vir a colocar um segundo representante.A outra competição para o sector Masculino, denominada Eurocup Challenge, será disputada por 32 clubes. Portugal poderá inscrever até 4 representantes.Datas previstas:- Início da Eurocup – 25 de Setembro- Início da Eurocup Challenge – 20 de Setembro Sector FemininoPara o sector Feminino, mantêm-se o sistema em vigor, 4 clubes portugueses poderão participar na Eurocup Feminina, cujo sistema comportará 48 clubes divididos em 12 grupos de 4 equipas, em sistema de poule a duas voltas, os três primeiros classificados em cada grupo, disputarão em sistema de play-off o título europeu.Início da competição:– 20 de SetembroRanking das FederaçõesPortugal ocupa, no sector masculino, o 13º Lugar no Ranking das Competições Europeias de Clubes com 19 pontos e o 20º Lugar, no sector feminino, com 3,3 pontos. Este ranking é obtido após avaliação dos resultados das competições europeias nas últimas 3 épocas.Ano Internacional do basquetebol femininoFoi aprovada a proposta de promoção do basquetebol feminino e o respectivo plano estratégico para o efeito. 2006 será considerado o Ano Internacional do Basquetebol Feminino, sendo decidido o 8 de Março como o dia comemorativo desta iniciativa.Nova Regulamentação1. Enquadramento dos agentes e organizações- O Regulamento Interno da FIBA Europa vai incluir, pela primeira, vez regulamentação referente ao enquadramento de treinadores, agentes de jogadores e Ligas de Clubes.2. Transferências de jovens jogadores- Está a ser ultimada a regulamentação específica, prevendo a compensação aos clubes formadores sempre que se verifiquem transferências internacionais de jovens com menos de 20 anos de idade.3. Limitação de participação internacional em diferentes escalões- Foi aprovada a norma que impossibilita a participação de jogadores em mais de dois escalões etários no mesmo ano, ao nível das selecções nacionais.4. Secretário Geral da FIBA Europa- Foi criado o cargo de Secretário Geral da FIBA Europa que passará a ser desempenhado pelo actual Director Executivo Nar Zanolin.

Competições | FPB
23 MAI 2005

Mais Notícias