Aventura europeia do Benfica arranca esta quinta-feira

"Encarnadas" recebem Namur Capitale na ronda de abertura da EuroCup Women

Competições
12 OUT 2023

Além do GDESSA Barreiro, o SL Benfica, vice-campeão nacional, é a outra equipa portuguesa que vai estar em ação na EuroCup Women.

As “encarnadas” recebem as belgas do Basket Namur Capitale, esta quinta-feira (20h30, transmissão na BTV), na primeira jornada do grupo G.

O Benfica, na época passada, deu nas vistas nesta competição ao passar a fase de grupos com distinção (cinco vitórias e uma derrota), na liderança, tendo apenas caído nos playoffs, diante das espanholas do Cadi La Seu.

Curiosamente, na temporada transata as “águias” também encontraram o Namur na fase regular, e na altura ganharam em casa (63-51) e perderam fora (72-56).

Esta não é a única curiosidade, visto que no Namur alinha Carolina Rodrigues, internacional portuguesa proveniente, precisamente, do clube da Luz. Pelo Namur também passou Inês Viana, atualmente no Benfica, mas que se encontra lesionada. O treinador da turma belga é o José Araújo.

Nas provas internas, o Benfica já conquistou a Taça Vítor Hugo, mas surge com um triunfo e duas derrotas na Liga. Quanto ao Namur, venceu a sua partida no respetivo campeonato.

Na antevisão do encontro, em declarações prestadas à BTV, o treinador Eugénio Rodrigues falou sobre o adversário: “Conhecemos bem o Namur, tem uma equipa bastante renovada, com muitas jogadoras estrangeiras de qualidade. Os processos de jogo e as ideias são idênticas. Estamos a preparar-nos da melhor forma possível”, garantiu.

De seguida, o técnico explicou este início de época mais irregular por parte das “águias”: “É um Benfica a dois tempos. Uma primeira fase que culminou na conquista da Taça Vítor Hugo, num processo de assimilação e de consolidação das nossas ideias, mas depois houve duas lesões graves, tivemos que “recomeçar”, ir buscar jogadoras estrangeiras que estão agora a ser integradas. Estamos a fazer uma “pré-época”, mas com a diferença de que agora não temos mais do que quatro a cinco treinos por semana e dois jogos, e isso traz inconsistência. Vamos precisar de tempo”, disse.

Do lado das atletas, Carolina Cruz salientou os reforços do Namur, onde se inclui Carolina Rodrigues, e destacou o regresso de Marta Martins.

O Elitzur Landco Ramla (Israel) e o Caledonia Gladiators (Grã-Bretanha) são os outros clubes que fazem parte do grupo G.

Competições
12 OUT 2023

Mais Notícias