Balanço positivo do “Clinic Semana do Minibasquete”

Ações contaram com cerca de 250 formandos

Formação | Minibasquete
23 MAI 2022

Chegado ao fim o Clinic Semana do Minibasquete, encabeçado pelo formador espanhol David Cardenas, conversamos com o Diretor da Escola Nacional de Basquetebol, Jorge Fernandes, que fez um balanço da ação que percorreu Portugal continental e que contou com a participação de 250 formandos.

Para Jorge Fernandes, o ciclo de ‘clinics’ foi positivo e uma mais-valia para todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às palestras do reputado técnico espanhol: “O Clinic decorreu nos oito locais com a adesão que era expectável, cerca de 250 formandos. Tínhamos esta ação interrompida devido à pandemia, mas este ano saudámos o seu regresso. O objetivo é trazer um formador de topo do minibasquete, que transmita aos nossos treinadores os seus conceitos e que fundamentalmente passe a sua metodologia no treino. O David Cardenas associa duas qualidades, além de ser investigador e professor universitário, também é treinador desde 1980. Alia a parte teórica e científica, à parte prática, o que é uma mais-valia para quem assistiu aos vários ‘clinics’, explica o Diretor da Escola Nacional de Basquetebol.

Focando as intervenções de Cardenas, Jorge Fernandes realçou a constante evolução que é tema destacado no discurso do treinador espanhol: “O David aplica os mais recentes conhecimentos que nos chegam através ciência, ao nível do basquetebol e do desenvolvimento da criança. Ele associa estes conhecimentos provocando uma reflexão nos treinadores que tiveram oportunidade de ver os ‘clinics’. Se o mundo está em constante evolução, no treino devemos aplicar o mesmo conceito. Começar a introduzir os novos conhecimentos e não nos agarrarmos exclusivamente áquilo que foi ensinado há trinta, quarenta anos atrás… O David Cardenas insiste muito na evolução e na aprendizagem do treinador, revelando até que entre os 6 e os 12 anos a criança deve ser induzida a mais que um foco num exercício em específico. O jogo daqui a uns anos para quem anda no minibasquete e quer chegar aos escalões seniores vai ser mais rápido, mais complexo e é importante, desde cedo, dotar os atletas de vários aspetos essenciais do jogo”, refere.

Relativamente ao formador em questão, Jorge Fernandes destacou a qualidade que o investigador e técnico espanhol oferece nas suas intervenções: “O David é formador FEB, da Federação Andaluza e também é alguém que dá formações por todo o Mundo, nomeadamente nas melhores ‘canteras’ espanholas… falamos de alguém com um nível muito elevado. Os treinadores de minibasquete devem ter, cada vez mais, a noção daquilo que os grandes jogadores de elite fazem. O David Cardenas insistiu nisso, focou-se em alguns lances de atletas da NBA para os treinadores perceberem qual é a meta, o nível a que os jovens jogadores de minibasquete devem atingir no futuro”, esclarece.

No que toca às temáticas mais abordadas durante o périplo do Clinic Semana do Minibasquete, o Diretor da ENB destaca alguns pontos essenciais: “As preleções focaram-se no ‘erro’. Errar é parte integrante da aprendizagem, a zona de conforto não promove a aprendizagem e o David insistiu muito neste aspeto. Nos desafios que devem ser proporcionados aos atletas, nas decisões que os jogadores devem tomar desde cedo. É importante levar as crianças aos pavilhões verem os grandes profissionais, os grandes atletas. Outro dos aspetos relevantes das preleções foi o lançamento. A técnica aplicada deve ser analítica. Todos os dias o lançamento deve de ser trabalho de forma analítica. Enquanto os outros aspetos podem ser trabalhados de outra forma, o lançamento exige trabalho analítico e perseverança”, atira.

Jorge Fernandes aproveitou ainda o momento para realçar que, num fuuro próximo, mais ações deste género vão ser levadas a cabo pelo que resta do território nacional: “No futuro vamos realizar ações deste estilo nas restantes associações que não tiveram oportunidade de receber este ‘clinic’, assim como nas regiões autónomas do Açores e da Madeira”, assegurou.

Formação | Minibasquete
23 MAI 2022

Mais Notícias