Barcelos e Lusitânia começaram bem

Barcelos e Lusitânia estrearam-se a vencer no Troféu António Pratas, ao baterem na 2ª jornada as equipas do Maia Basket (94-91) e Sampaense Basket (87-75) respetivamente.

Competições | FPB
5 OUT 2014

Já Oliveirense, ao superar em casa o CAB Madeira por 79-71, terminou a 1ª fase com uma vitória e uma derrota. O mesmo sucedeu com o Algés, que depois da derrota na jornada inaugural, foi vencedor na recepção ao Galitos Barreiro Tley (66-53).

 

Depois de uma 1ª parte equilibrada, a Oliveirense vencia ao intervalo por quatro pontos de diferença (40-36), vantagem construída durante o 1º período (24-20), a formação de Oliveira de Azeméis fugiu no marcador no recomeço da etapa complementar. O 3º período foi o mais produtivo da Oliveirense (26 pontos), e igualmente decisivo para o desfecho do encontro, já que a diferença entre as duas equipas subiu para a casa das dezenas no final do quarto (66-55). O novo reforço da Oliveirense, Hélder Carvalho (15 pontos, 7 ressaltos e 3 roubos de bola), foi o MVP do jogo, tendo sido bem secundado por Kenyon Neail (16 pontos, 8 assistências e 2 ressaltos) e Augusto Sobrinho (19 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências). O norte americano da equipa madeirense, Jordan Aaaron, foi melhor marcador do encontro com 21 pontos, seguido de perto por Jovonni Shuler, autor de 18 pontos.

 

O Algés beneficiou da vantagem construída durante a 1ª parte (41-26) para levar de vencida a equipa do Galitos Barreiro Tley. O segundo tempo foi bastante mais equilibrado, embora só nos derradeiros 10 minutos a equipa da margem sul tenha sido ligeiramente superior (16-13). Um parcial insuficiente para dar a volta ao resultado, num encontro em que os algesinos dominaram a luta das tabelas (48-35), conquistaram 17 ressaltos ofensivos, e estiveram melhor no capitulo do lançamento. Especialmente de curta e média distância (56% vs 41%) já que da linha de 3 pontos a prestação das duas equipas não foi nada famosa, particularmente a formação do Barreiro que apenas converteu 1 lançamento dos 10 tentados. O extremo Rui Quintino (13 pontos, 7 ressaltos e 5 roubos de bola) voltou a ser o elemento em maior destaque na equipa do Algés, embora tenha contado com a ajuda de Pedro Belo (10 pontos e 8 ressaltos) e Diogo Correia (11 pontos e 3 ressaltos). O norte-americano Brian Clarke (17 pontos e 9 ressaltos) ficou a um ressalto de somar um duplo-duplo no seu primeiro jogo oficial ao serviço do Galitos Barreiro Tley.

 

O jogo da Maia foi marcado por uma superioridade dos ataques relativamente às defesas, já que ambas as equipas conseguiram marcar mais de 90 pontos. Com este triunfo, o conjunto de Barcelos vai discutir com o Vitória o 1º lugar do Grupo Norte e respetivo acesso à fase seguinte da competição.

 

No Grupo Centro Sul continua tudo em aberto quanto ao vencedor desta 1ª fase. Depois do triunfo alcançado este sábado, em S. Paio de Gramaços, a equipa do Lusitânia parte em vantagem para a última jornada, uma vez que ainda se mantém invicta. Mas em caso de vitória do Illiabum no jogo deste domingo frente aos açorianos, as contas complicam-se, já que as três equipas terminariam empatadas, sendo o cesto-average a forma de apurar a equipa que seguirá em prova.

 

Grupo Norte

3ª Jornada, 05 de outubro, 17:30, Pav da Escola Sec. de Barcelinhos: Barcelos x VSC.

 

 

Grupo Centro/Norte.

3ª Jornada, 05 de outubro, 16:00, Arena Dolce Vita: Ovarense x CAB.

 

 

Grupo Centro/Sul:

3ª Jornada, 05 de outubro, 18:00, Pav. Capitão Adriano Nordeste: Illiabum x Lusitânia

 

 

Grupo Sul

3ª Jornada, 05 de outubro, 16:00, Pav. Municipal Luís de Carvalho: Galitos do Barreiro x Benfica. 

Competições | FPB
5 OUT 2014

Mais Notícias