Barcelos vence nos Açores
No jogo que encerrou a ronda de sábado da LPB, só no prolongamento, com um empate a 72 pontos no final do tempo regulamentar, é que o Basquete de Barcelos conseguiu levar de vencida, na ilha Terceira, o Lusitânia, por 81-80.
Competições
15 DEZ 2012
Depois de uma primeira parte dominada pelos minhotos, a equipa insular foi obrigada a correr atrás do prejuízo, acabando por sorrir a vitória no tempo extra aos barcelenses.
Os insulares manifestaram durante a semana o desejo de alterarem o rumo dos acontecimentos, e deixar para trás um período algo conturbado dentro do próprio grupo de trabalho. Mas a primeira parte não confirmou essa intenção, uma vez que ao intervalo os comandados de José Ricardo venciam por oito pontos de diferença (38-30).O descanso fez bem aos açorianos, com a equipa a regressar dos balneários disposta a reagir, bem como com outra atitude defensiva. Com um parcial favorável de 16-9, o Lusitânia entrava no derradeiro período a perder pela diferença mínima (46-47). Daí e até ao final, o equilíbrio foi a nota dominante, pelo que a vitória dos barcelenses no prolongamento pela diferença mínima revela bem o quanto emotivo e disputado foi este encontro.Mesmo sem ter dominado a luta das tabelas (24/39), a boa percentagem do Barcelos na linha de três pontos (11/2 – 46%), assim como o bom aproveitamento na linha de lance-livre acabaram por explicar, em parte, o sucesso da equipa. O atleta Rui Coelho com 29 pontos, foi o melhor marcador dos visitantes, seguido por Marko Loncovic e Matic Sirnik, ambos com 19 pontos.O norte-americano John Huggins, ao anotar 36 pontos, demonstrou que tem qualidades ofensivas para ajudar a equipa do Lusitânia, com uma tremenda eficácia.