Basquetebol “Namorou com Fair Play”!
Este Fim de Semana, o Basquetebol "Namorou com Fair Play" com a Federação Portuguesa de Basquetebol a associar-se, em colaboração com os diversos clubes das principais Ligas Nacionais, à campanha de luta contra a violência no namoro: "Quem te ama não te agride"! Um pouco por todo o país jogadores e jogadoras de todas as equipas envergaram as t-shirts alusivas à campanha e contribuiram para passar uma importante mensagem, através da nossa modalidade, aproveitando a celebração do Dia de S.

Atletas | Competições
16 FEV 2015
Valentim ou Dia dos Namorados, numa excelente ação de resposabilidade social que, desde a primeira hora, não hesitamos em abraçar e patrocinar!
O Governo, através da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, está a desenvolver uma ampla campanha de sensibilização contra a violência no namoro na semana que coincidiu com a comemoração do Dia dos Namorados e terá continuação nos meses seguintes.
Os desportistas William Carvalho (jogador de futebol Internacional A), Vasco Ribeiro (campeão do mundo em juniores de Surf), Diogo Chen (campeão da europa de ténis de mesa) e Ivo Oliveira (campeão do mundo em juniores de ciclismo em pista), e as atrizes e apresentadores/as de televisão, Sílvia Alberto, Cláudia Semedo, Lucília Raimundo, Raquel Oliveira, Maria Leite, Teresa Tavares e João Paulo Sousa protagonizam a nova campanha que foi apresentada pela jornalista Joana Latino, outro dos seus rostos.
Para além do filme da campanha, a ação decorrereu nos jogos do fim de semana das modalidades de Andebol, Basquetebol, Futebol, Hóquei em patins e Voleibol, cujas Federações e Liga se associaram a esta iniciativa.
Esta campanha que pretende ser um contributo para uma maior consciencialização de uma problemática que afecta uma percentagem significativa de jovens e que pode potenciar mais tarde quadros de violência conjugal em idade adulta, quer em termos de vitimação, quer em termos de agressão.
Segundo o estudo recentemente divulgado da investigadora Madalena Oliveira, da Universidade Fernando Pessoa, “Transmissão intergeracional da violência: o contexto familiar, as relações de intimidade e as crenças dos jovens”, com base num inquérito realizado nos anos letivos de 2008 a 2010 e que envolveu 1476 jovens com idades entre os 15 e os 20 anos de escolas de seis distritos do norte e centro do país, cerca de 25% dos jovens participantes, que mantinham àquela data um relacionamento íntimo, admitiu ter adotado um comportamento violento, pelo menos uma vez, com o seu parceiro/a, enquanto cerca de 22,5% admitiu ter sido vítima de agressão do parceiro/a.
Na mesma ocasião, foi lançada a segunda edição 2015 da Ação de Voluntariado Jovem “Namorar com Fair Play”, com o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude a explicar esta ação de longa duração, integrada num projeto de prevenção da violência no namoro que tem como finalidade a constituição de uma Bolsa Local de Animadores composta por voluntários/as com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos que desenvolvem e dinamizam projetos com jovens em escolas e/ou outras entidades parceiras.