Basquetebol para todos
É verdade que sempre se ouviu dizer que o Basquetebol é um desporto para “gente grande”, mas não são só os mais altos que conseguem ter sucesso na nossa modalidade.

2 JUL 2016
São quase duzentos mini atletas que estão presentes em Paços de Ferreira para a VI edição da grande Festa Nacional do Minibásquete. Entre estes atletas, há sempre quem se destaque e os motivos são mais que muitos. Ora o João Vicente (Castelo Branco), o João Rodrigues (Algarve), a Carolina Valente (Leiria) e a Dayra Zekhel (Lisboa) destacam-se pela altura, mas estão em extremos opostos. Enquanto o Joãozinho tem apenas 1m34 e é o mais pequeno de todos, o João Rodrigues, com 1m86 é o jogador mais alto da Festa. A Dayra é a mais alta e a Carolina a mais pequena, no que toca ao feminino.
No que diz respeito aos grandes, as principais vantagens apontadas são a facilidade nos ressaltos e no marcar perto do cesto, tal como dificultar a vida aos pequenos que o tentam fazer. As desvantagens não existem para o João, mas para a Dayra admite que lhe marcam mais faltas por ser maior que as outras. Os dois jogam basquete há dois anos e estão pela primeira vez na Festa, que para eles tem sido espetacular. Os dois têm ídolos no mundo do basquetebol. Stephen Curry para o João, Michael Jordan e Ticha Penicheiro para a Dayra, atletas que os dois gostavam de conhecer.
Já os pequenos, também vão fazendo a “Festa”. Para eles as vantagens incidem especialmente na defesa. Visto que conseguem roubar mais bolas e como diz o João “as bolas no chão são todas minhas”. A rapidez é igualmente um proveito vindo do tamanho. Por outro lado, consideram que é difícil ganhar ressaltos contra os grandes e defendê-los também não parece ser tarefa fácil. Por esta altura, o João completa um ano de basquete e a Carolina 7 meses, sendo que a convocatória a deixou algo surpresa e bastante contente. Muggsy Bogues (jogador mais pequeno de sempre a jogar na NBA com 1m60) e Mário Fernandes (base da Seleção Nacional) são os jogadores que o João Vicente gostava de conhecer. Já a Carolina adorava conhecer a Ticha Penicheiro e o Stephen Curry.
Apenas o João Vicente e a Dayra têm como objetivo serem jogadores de Basquete. A Carolina sonha ser pediatra e o João Rodrigues ainda não tem planos definidos para o futuro! Basquetebol à parte, o ano escolar dos quatro foi bastante produtivo, passaram todos sem qualquer negativa e com notas bastante elevadas, sendo que a Carolina foi a que mais se destacou com cinco valores em todas as disciplinas!
Por último, uma coincidência alheia a eles próprios. Apesar dos números não terem sido escolhidos por eles, acabaram por com o número 8 os dois pequenos e com o 14 os dois grandes.
O que têm em comum? A paixão pelo basquetebol e o sonho de um dia virem a representar Portugal!