«BASQUETOTAL» antecipou o Natal

Uma ampla porta de entrada dá passagem, a partir de hoje, aos jogadores, treinadores, juízes, dirigentes, associações, clubes e equipas para a maior sala de estar do basquetebol português.

FPB
18 DEZ 2003

É o Portal do Basquetebol Português, hoje inaugurado e oferecido aos amantes do basquetebol. É a maior prenda de Natal jamais oferecida ao basquetebol nacional. Há muito prometido e ansiosamente aguardado, o novo sítio da Internet da FPB dá abrigo a todos quantos estão envolvidos na modalidade, sem excepção. Seja bem vindo! Não precisa de bater à porta, faça o favor de entrar e percorrer todos os corredores.

Tarde mas chegamos. O atraso é assumido pela FPB e perfeitamente inegável. Os efeitos naturais da inevitável erosão da espera desacreditou muitos, indiferenciou outros mas manteve a esperança em alguns. Para todos eles, porém, se destina este Portal do Basquetebol Português que deseja conquistar a confiança generalizada. As pessoas são a primeira prioridade dos projectos e o primeiro passo para se chegar a elas é a exposição frontal e directa das ideias e respectivas obras.
A FPB nunca quis apenas uma mera presença na rede Internet, estática e mortiça, pesadamente institucional e egoísta, como se tudo estivesse já construído, acabado. Teria sido o mais fácil pela vulgarização crescente das tecnologias de acesso à rede universal. Tal solução teria, provavelmente, preenchido as expectativas mais ansiosas e acalmado os mais impacientes mas não garantiria um caminho seguro e prudente rumo ao futuro.
A opção original, agora materializada, foi descobrir um sítio na Internet que fosse capaz de albergar todo o basquetebol português, do Minho ao Algarve, passando pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Num lugar exclusivo da FPB, se tivesse sido a escolha inicial, não caberia o basquetebol nacional. E a vocação da FPB é chegar a todos, oferecendo iguais oportunidades de expressão a todos os membros da comunidade. É a matriz que inspira o Portal do Basquetebol Português.

Direito a informar e a ser informado
Há ainda um déficit na circulação e consumo da informação no basquetebol português, devido, sobretudo, à escassez dos respectivos meios de produção. Este Portal quer contribuir decisivamente para alterar este estado de coisas. Sente-se a necessidade de saber quem é quem, onde e que tarefas desempenha; que associações e clubes estão envolvidos na modalidade; o que fazem; como fazem; enfim, quantos e quem somos, o que queremos. Um simples clique à direita ou esquerda destas linhas confirmará a nossa intenção e o conteúdo deste pressuposto quase filosófico que guiou a conduta da FPB. O direito a informar e a ser informado está consagrado na Constituição da República Portuguesa, é preciso materializá-lo a cada momento, porque a informação gera riqueza humana, cultural e material. O Portal do Basquetebol Português exerce estes direitos e cumpre os deveres associados.

Envolver, comprometer e responsabilizar
O exercício responsável do direito de informar e de ser informado pressupõe o envolvimento dos interessados na informação. O Portal informa e quer ser informado. Não é só uma porta de saída mas também de entrada. Ambiciona, por isso, envolver afectivamente todos os agentes do basquetebol, que já moram nesta «casa», cada um na sua. Vá à secção de pesquisas e verifique o leitor. Este envolvimento vai provocar, seguramente, uma nova aitude de comprometimento das pessoas para com o futuro da própria comunidade. É que a caminhada é longa e ainda só agora começamos. O Portal franqueou o acesso, agora caminhemos mais alegres, felizes e solidários, conhecendo-nos mutuamente mais e melhor para potenciar a ajuda e sermos mais fortes. Não vale a pena a caminhada isolada.

FPB
18 DEZ 2003

Mais Notícias