BC Gaia e APD Braga encaram fase decisiva da final

José Miguel Gonçalves e Miguel Reis anteciparam o jogo quatro

Competições
12 MAI 2022

BC Gaia e APD Braga defrontam-se este sábado, às 14h30, em Grijó, no quarto encontro da final do campeonato nacional da 1ª divisão de BCR. Depois de um arranque favorável aos minhotos, os gaienses responderam com dois triunfos consecutivos, fora e em casa, e lideram por 2-1 o playoff disputado à melhor de cinco partidas.

Miguel Reis, jovem poste da formação comandada por Pedro Bártolo, identifica a capacidade defensiva como fator fulcral num eventual desenlace favorável às suas cores. “Apesar de sermos uma equipa que produz muito ofensivamente, neste momento, estamos a ganhar jogos pura e simplesmente na defesa. Portanto, apesar do desgaste físico, acredito que a defesa será o mais importante”, salienta.

O internacional sub22 exprime um discurso ponderado, pois manifesta-se ciente do poderio da equipa pentacampeã nacional. “A APD Braga é uma equipa muito forte fisicamente, agressiva na defesa, com muita experiência e espírito de luta dentro de campo. Os pontos fortes a anular são, sem dúvida, o jogo interior e a transição defesa ataque”, sinaliza o camisola #18.

Numa final marcada por dois jogos iniciais com um marcador mais desequilibrado do que o expectável, particularmente o primeiro – que pendeu para os bracarenses -, no terceiro duelo, recuperou-se a toada de equilíbrio que pontuou os confrontos entre ambos os conjuntos na fase regular e Supertaça e assistiram-se a sucessivas alternâncias na liderança. O equilíbrio de forças supõe máxima concentração, no olhar de Miguel Reis. “Para repetir a receita, temos de manter a disciplina, o foco, o discernimento e a cabeça dentro das quatro linhas”.

Por seu turno, José Miguel Gonçalves vinca a importância de haver maior entreajuda, nas hostes do conjunto orientado por Ricardo Vieira, para aplacar a estratégia defensiva rival. “Teremos de ser muito solidários e intensos para desmontar a pressão gaiense e aliar a isso um maior discernimento no passe e nas trocas defensivas”, aponta.

Na ótica do internacional A, não causam espanto os marcadores “magros” dos jogos até aqui disputados, tendo em conta a matriz defensiva que ambas as equipas exibiram. “Estimo que a produção ofensiva se mantenha ao nível do último jogo, ou seja, relativamente baixa, mas equilibrada, fruto da intensidade defensiva das equipas e da capacidade de ambas em forçar o erro do adversário”, perspetiva.

Questionado sobre a influência do público para inclinar a balança, José Miguel Gonçalves sublinha a volatilidade deste aspeto e enaltece a atmosfera vivida. “Têm sido jogos com uma afluência muito interessante para a realidade dos desportos amadores em Portugal. Pode ser uma influência positiva ou negativa, em momentos distintos. De qualquer modo, o ambiente tem sido incrível, em Ferreiros e Grijó, e espero que se mantenha assim no futuro”, analisa o número 24 do coletivo minhoto.

De recordar que o quarto jogo do playoff, agendado para sábado, 14 de maio, às 14h30, no pavilhão municipal de Grijó, tem transmissão na FPBtv, bem como o hipotético quinto encontro, este no terreno dos bracarenses, no domingo, 15 de maio, às 16h00, no pavilhão municipal de Ferreiros.

 

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

 

 

 

 

 

 

Competições
12 MAI 2022

Mais Notícias