BC Gaia vence Taça de Portugal de BCR

Gaienses ultrapassaram a APD Braga na final por 60-54

Competições
29 MAI 2023

Na final da Taça de Portugal de BCR, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto superou a APD Braga por 60-54, conquistando pela primeira vez a competição na sua história.

Perante uma bancada quase repleta, na Escola Secundária de Barcelos, os gaienses entraram determinados e chegaram ao fim do primeiro quarto na frente do marcador – 19-14 -, mercê de ataques rápidos e elevado acerto no lançamento exterior. A toada manteve-se e o conjunto laranja ampliou a vantagem para 15 pontos antes do descanso – 38-23.

Perante o ascendente registado pelo BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, na segunda parte, a APD Braga surgiu revigorada e tirou dividendos da estratégia de pressão, mas, ainda assim, perderia, por margem mais curta, o terceiro quarto – 13-11. Sem nunca se renderem, os minhotos tentaram tudo nos dez minutos derradeiros para ir em busca da nona Taça de Portugal para o seu palmarés, a oitava consecutiva, e encurtaram a diferença para apenas três pontos, forçando os gaienses a sucessivos turnovers. Contudo, a eficácia no lance livre e algumas saídas rápidas para o contra-ataque permitiram aos comandados de Pedro Bártolo – 2.5 – (24pts, 5ast, 5res, 4rb), MVP da partida, selar a conquista inédita da Taça de Portugal – 60-54.

Também em bom plano, coadjuvando o seu treinador, esteve Marco Almeida – 4.0 – (7pts, 12res, 3ast). Do lado bracarense, merecem ênfase os desempenhos de Márcio Dias – 4.5 – (20pts, 12res, 5ast, 3rb) e José Miguel Gonçalves – 3.0 – (8pts, 7res, 6ast, 3rb), ambos eleitos para o cinco ideal da prova, a par de Pedro Bártolo – 2.5 -, João Castro – 2.0 – e Ronaldo Souza – 2.0 -, os três últimos da formação vencedora.

Competições
29 MAI 2023

Mais Notícias