Bélgica e Eslovénia entram a vencer no Challenger de Matosinhos

Polónia e Rússia saíram derrotadas da primeira jornada

Competições
9 AGO 2021

No jogo de abertura do Challenger, a seleção belga venceu a congénere polaca por 71-63, num encontro com incerteza no marcador até aos últimos segundos.

A equipa polaca entrou a todo o gás com um parcial de 12-1 a colocar em sentido o seu adversário. A formação belga reagiu e encetou uma recuperação de destaque ao terminar o primeiro período com uma sequência de 18-4.

No segundo quarto a Polónia respondeu na mesma moeda e conseguiu recuperar a liderança, mas não sem antes da Bélgica se aproximar da dianteira do marcador. Contudo, ao intervalo o marcador assinalava 37-31 favorável às atletas polacas.

Após o recolher aos balneários, a equipa belga iniciou a sua recuperação ao final. Após um terceiro quarto onde conseguiu reduzir a desvantagem, nos dez minutos finais a seleção da Bélgica impôs um ritmo mais elevado e aproveitou o contra-ataque (15 pontos marcados contra os 7 polacos) para chegar a um parcial de 19-8 que colocou um ponto final na disputa.

Pelas 18 horas foi altura de Eslovénia e Rússia se encontrarem em mais um encontro de ritmo elevado.

Atual 6.ª classificada do ranking FIBA, a formação russa partia como uma teórica favorita frente a um adversário que se encontra na 36.ª posição dessa mesma escala. No entanto, a equipa eslovena entrou focada e determinada a lutar pelo triunfo.

Os dez minutos iniciais foram pautados pelo equilíbrio de parte a parte, com as duas formações a trocarem lideranças de forma constante e a Eslovénia a sair por cima pela margem mínima (15-14). A toada continuou no segundo quarto, com a seleção russa a ter muita dificuldade em defender o jogo interior adversário (22 pontos contra 34 marcados pelas eslovenas).

No regresso dos balneários o conjunto russo tentou a aproximação e chegou à diferença mínima (39-38) a meio do terceiro período, mas Eslovénia voltou a fugir com o resultado e, apesar das iniciativas adversárias, festejou o triunfo no final por 66-60.

 

Competições
9 AGO 2021

Mais Notícias