Benfica averba primeira derrota na FIBA Europe Cup
Em jogo a contar para a segunda jornada da FIBA Europe Cup, Grupo A, o SL Benfica perdeu por 90-76 em França, diante do Elan Chalon, naquele que foi o primeiro desaire 'encarnado' na prova.

Atletas | Competições | Treinadores
25 OUT 2016
O conjunto francês, que na época passada foi terceiro classificado da competição, revelou-se superior na etapa complementar, perante um Benfica que durante largos períodos discutiu o resultado.
A formação portuguesa voltará a entrar em ação no dia 2 de novembro às 19h30, na Bélgica, frente ao Bruxelas Basketball.
Assistiu-se a uma primeira parte muito equilibrada entre Elan Chalon e SL Benfica, com várias alternâncias no marcador, sendo que após os dez minutos iniciais a formação portuguesa até vencia por um ponto (20-21).
A toada manteve-se no segundo quarto, com o Benfica a realizar uma partida bastante interessante num reduto complicado. Os comandados de Carlos Lisboa foram discutindo o resultado, chegando ao intervalo a perder por 41-39.
Contudo, no segundo tempo a turma francesa puxou dos galões, alargando um pouco a distância para o ‘encarnados’, que chegou a superar a dezena de pontos. Mas o Benfica ainda não havia desistido, e como tal a esperança reacendeu quando a 1:16 do final do terceiro período o resultado era de 60-56, algo que viria a mudar nos instantes seguintes, com o Elan Chalon a entrar para o derradeiro quarto à frente por nove pontos (65-56).
As ‘águias’ voltaram a dar um ar da sua graça na primeira metade do último período, aproximando-se do adversário gaulês (69-64 a 6:26 do soar da buzina), mas esse seria o canto do cisne dos vice-campeões nacionais, já que a partir daí os donos da casa controlaram as operações, em grande parte devido a um eficaz jogo exterior, o que se traduziu no resultado final de 90-76.
Numa partida em que o Benfica acabou por pagar um pouco a fatura ao revelar menor eficácia nos lançamento de três pontos e na luta das tabelas, os destaques individuais dos ‘encarnados’ foram Damian Hollis (20 pontos e 4 ressaltos), Carlos Morais (11 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) e Raven Barber (17 pontos).
Nada está perdido para o Benfica, importando recordar que a formação lisboeta venceu na primeira jornada o Alba Fehérvár, em partida disputada na Luz.