Benfica e Barreirense na decisão

No segundo dia de competição, o SL Benfica somou o seu segundo triunfo (81-50), frente a uma equipa do Dragon Force, que nunca foi capaz de discutir o jogo.

Competições
6 JUN 2015

Mais suada foi a vitória do Barreirense/Praianorte diante o Illiabum/Cilviria, com a formação da margem sul a triunfar pela diferença mínima (51-50). FC Barreirense e SL Benfica continuam invictos, pelo que o embate deste domingo, às 11.30 horas, entra estas duas formações irá decidir quem será o campeão nacional do escalão.

 

A equipa encarnada abriu o jogo com um parcial de 7-0, dando o mote para um 1º período em que foi notória a sua superioridade (23-7). Até ao intervalo, a eficácia ofensiva da equipa benfiquista manteve-se, bem como as dificuldades para o ataque portista conseguir fazer pontos, tendo estado os últimos minutos do 1º tempo estacionado nos 15 pontos. Tudo somado, em tempo de descanso a equipa lisboeta estava confortavelmente no comando do marcador (43-15), e dispunha de uma almofada pontual que lhe permitia abordar a etapa complementar com maior tranquilidade.

 

Os dragões surgiram na 2º tempo transfigurados para melhor, mais produtivos no ataque, e a conseguirem encurtar distâncias no decorrer do 3º período (56-36). Mas no 4º período repetiram-se as dificuldades para a formação portista conseguir fazer funcionar o marcador, já que esteve mais cinco minutos sem fazer pontos. Um parcial de 14-0, favorável ao Benfica, colocou um ponto final, se é que existiam, nas dúvidas quanto ao vencedor do jogo (70-36).

 

Pedro Lança registou um duplo-duplo (16 pontos e 10 ressaltos), se bem que tenham cinco os jogadores do Benfica a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados. Rifen Miguel (12 pontos e 7 ressaltos) voltou a estar bem, tal como João Machado (12 pontos e 5 ressaltos), Diogo Lima (12 pontos e 5 ressaltos) e Rafael Santos (11 pontos e 5 assistências).

 

A formação portista perdeu claramente a luta das tabelas (34/52), bem como não esteve muito certeira a lançar ao cesto. Francisco Teixeira (12 pontos) foi o mais concretizador, mas Tomas Barros (10 pontos, 9 ressaltos e 2 assistências) foi o que teve uma prestação mais completa.

 

Barreirense sofreu para vencer

 

Apesar da ligeira superioridade exibida pelo Barreirense durante os primeiros vinte minutos, as duas equipas chegaram ao final da 1ª parte empatadas a 26 pontos. Entrou melhor o Illiabum na etapa complementar (31-26), mas pouco tempo depois registou-se novo empate, desta vez a 34 pontos. Um parcial de 8-0, após um triplo de João Guerreiro, favorável à equipa da casa, dava a vantagem máxima no jogo a equipa do Barreirense (42-34).

 

A quatro minutos do final a diferença pontual mantinha-se estável (47-40), mas a 1.37 minutos do termo do encontro, os jovens ilhavenses já só perdiam por dois (47-49). O Barreirense ainda fez o 51-47, mas seria da linha de lance-livre, já com o tempo de jogo esgotado, que o Illiabum teve a oportunidade de levar o jogo para o prolongamento, mas falhou um dos dois a que teve direito.

 

O jovem João Guerreiro, somou um duplo-duplo (11 pontos e 10 ressaltos), foi importante no êxito do Barreirense, bem como Diogo Peixe (9 pontos, 12 ressaltos e 6 assistências) e Gerson Soares (12 pontos e 4 ressaltos).

 

O Illiabum, depois de dois jogos em que podia perfeitamente ter vencido, está arredado da luta pelo titulo, um objetivo pelo qual Tiago Patrocinio (14 pontos e 9 ressaltos) e André Gamelas (18 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências) bem lutaram.

Competições
6 JUN 2015

Mais Notícias