GDESSA, Benfica, Sportiva e Esgueira nas meias-finais da Liga Betclic Feminina

Reedição da última final da Liga a caminho, entre as campeãs nacionais e as vencedoras da Taça de Portugal Skoiy

Competições
6 ABR 2024

O GDESSA Barreiro, SL Benfica, Sportiva AZORIS HOTELS e Esgueira Aveiro TRIVGLASS voltaram a vencer e garantiram lugar nas meias-finais dos playoffs da Liga Betclic Feminina.

 

Em Lisboa, o Benfica ultrapassou o Basquete Barcelos HMMotor por 69-53.

As “encarnadas” controlaram as operações, liderando o marcador desde o quarto inaugural. Apesar das respostas da equipa de Barcelos, as anfitriãs puxaram a si a batuta do duelo, encontrando tempo e espaço para edificar a vantagem (14-9).

No segundo quarto, a resposta das visitantes surgiu pelas mãos da inevitável Rebecca Taylor, que ao intervalo já somava sete pontos e oito ressaltos, e havia sofrido cinco faltas. Todavia, o ímpeto da norte-americana foi insuficiente para contrariar o rumo do encontro.

Aquando da buzina para a pausa, o Benfica anotava 18 pontos em zona interior – em 24 lançamentos – 15 pontos em zona de triplo – em 13 tentativas – e três pontos a partir da linha de lance livre, em quatro possíveis.

Por sua vez, o Barcelos concretizou cinco lançamentos em zona interior – em 15 tentados – três em zona exterior – em 13 lançamentos – mas conseguiu total acerto na linha de lance livre (4).

Uma vez que o Benfica foi mais eficaz – sobretudo no jogo coletivo, com 10 assistências – a vantagem ao intervalo havia aumentado para 36-23 (22-14).

No segundo tempo, controlar o ímpeto adversário foi suficiente para as comandadas de Eugénio Rodrigues arrecadarem a qualificação para as “meias” da Liga. Após um parcial de 16-13 – durante o qual o Benfica superou a diferença dos 20 pontos no marcador – as águias desaceleraram nos minutos finais (17-17).

Assim, o triunfo, por 69-53 lança a turma de Eugénio Rodrigues para as “meias” da Liga. Destaque para os 52 ressaltos anotados pelas anfitriãs neste encontro.

Isabela Quevedo (8 pontos, 14 ressaltos e 2 assistências), Letícia Soares (15 pontos, 10 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola) foram as estrelas mais brilhantes do Benfica. Em simultâneo, Raphaella Monteiro (10 pontos, 6 ressaltos, 7 assistência e 1 desarme de lançamento) merece uma menção honrosa.

No Basquete Barcelos, Rebecca Taylor (23 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) foi a mais inconformada. Por sua vez, Tanesha Sutton (12 pontos, 5 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) e Teresa Santos (5 pontos, 2 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola) estiveram também em evidência.

Estatísticas completa aqui: SL Benfica 69-53 Basquete Barcelos HMMotor.

 

Entretanto, no outro lado do Tejo, o GDESSA triunfou (75-64) na receção ao Imortal TCARS. Num duelo pleno de intensidade e emoção, as algarvias deixaram claro, desde cedo, a ambição de empatar a eliminatória. Contudo, as anfitriãs contaram com a inspiração de Krystal Freeman para assegurar a dianteira do marcador (17-14).

Entre as visitantes, Carolina Gonçalves (12 pontos, 1 ressaltos, 2 assistências e 1 bloqueio de lançamento) e Leonor Serralheiro (8 pontos, 1 ressalto, 1 assistência e 1 roubo de bola) eram as responsáveis pela resistência do Imortal.

Ainda assim, do outro lado, André Martins conseguiu que as suas atletas, nos dois primeiros quartos, cometessem poucas faltas e fossem imperiais (16 ressaltos e 4 roubos de bola). Como tal, na pausa, o GDESSA vencia por 39-28 (22-14), com destaque para Freeman (12 pontos e 3 ressaltos) e Maianca Umabano (5 pontos, 1 ressalto e 2 assistências).

No reatar da partida, o Imortal manteve a intensidade e o foco, arrecadando o parcial (19-23). Nessa fase, Bárbara Souza, Carolina Gonçalves, Sofia Queiroz e a capitã Rosinha Rosário deram o passo em frente, aproximando as algarvias do empate no jogo e na eliminatória. Na antecâmara do quarto quarto, a diferença havia caído para os sete pontos (58-51).

Contudo, o arranque do derradeiro parcial foi um autêntico pesadelo para Adriano Cerdeira, que viu as comandadas de André Martins aplicarem um parcial de 7-0. Galvanizadas, as campeãs nacionais ampliaram diferenças até aos 15 pontos, a maior vantagem na partida.

A buzina final confirmou o triunfo por 75-64 (17-13), e consequente apuramento do GDESSA Barreiro para as “meias” da Liga. Destaque para as exibições de Krystal Freeman (18 pontos, 9 ressaltos e 2 roubos de bola), Márcia Costa (10 pontos, 3 ressaltos, 4 assistências e 5 roubos de bola) e de Maianca Umabano (12 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme).

Entre as algarvias, Bárbara Souza (8 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências), Carolina Gonçalves (16 pontos, 1 ressalto, 2 assistências e 2 desarmes) e Leonor Serralheiro (11 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola) foram as mais inconformadas.

Nota para o equilíbrio deste encontro, tanto nos ressaltos (29-22) como nas assistências (12-15).

Estatística completa aqui: GDESSA Barreiro 75-64 Imortal TCars.

Em Ponta Delgada, o Sportiva recebeu e bateu o CPN por 74-58.

As anfitriãs estiveram quase sempre no comando do resultado e na primeira parte chegaram a dispor de uma vantagem de 14 pontos (23-9), mas o adversário de Ermesinde reagiu e encurtou distâncias para apenas um ponto (37-36) à entrada para o intervalo.

No regresso dos balneários, graças a parciais de 20-11 e 17-11, o Sportiva “agarrou” o triunfo, alicerçado em 51 ressaltos, 25 assistências, 10 roubos de bola e cinco desarmes de lançamento. Do ponto de vista individual, na turma insular, de assinalar o duplo-duplo de Monique Pereira (12 pontos e 11 ressaltos).

Quanto ao CPN, Ana Pinheiro apontou 15 pontos.

Estatística completa aqui: Sportiva AZORIS HOTELS 74-58 CPN

 

O Esgueira também assegurou o seu lugar nas meias-finais da Liga Betclic Masculina após ultrapassar a Quinta dos Lombos no segundo jogo.

Jogo de sentido único durante grande parte dos 40 minutos, a equipa da casa entrou melhor e depressa assumiu o controlo dos ritmos da partida, ultrapassando a barreira dez pontos ainda durante o primeiro quarto. Contudo, o segundo parcial viu o emblema de Carcavelos reagir e dar a volta ao resultado, ainda que apenas momentaneamente.

Ao intervalo o marcador assinalava 50-45 para o conjunto de Aveiro e a toada continuou no segundo tempo, em especial nos dez minutos finais. Empurradas pelos seus adeptos, as comandadas de André Janicas fugiram com o triunfo e o apuramento com um parcial de 22-4 a fechar a contenda.

Vashti Nwagbaraocha (23pts, 8res, 4rb) da equipa da casa, e Inês Faustino (24pts, 2res, 2ast, 1rb), das visitantes, foram as grandes figuras.

Estatística completa aqui: Esgueira Aveiro TRIVGLASS 91-65 Quinta dos Lombos 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Competições
6 ABR 2024

Mais Notícias