Benfica e Ovarense abrem meias-finais da Liga Betclic Masculina

Nuno Ferreira e João Tiago Silva anteveem eliminatória entre "encarnados" e vareiros

Competições | Treinadores
18 MAI 2023

Este fim de semana marca o arranque das meias-finais da Liga Betclic Masculina, disputadas à melhor de cinco jogos. SL Benfica e Ovarense GAVEX abrem as “meias”, este sábado (19h30, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito).

O Benfica, que terminou a Fase Regular no comando e eliminou o CD Póvoa ESC Online na ronda anterior, defronta a Ovarense, quinta classificada ao cabo da 2.ª Fase e vinda de um apuramento face à UD Oliveirense, numa emocionante “negra”.

De referir que o embate deste sábado será o sétimo da temporada entre estas duas equipas, com vantagem “encarnada” (cinco triunfos), mas importa não esquecer que a turma vareira ganhou ao Benfica nas meias-finais da Taça Betclic Hugo dos Santos.

Este é um “clássico” do basquetebol português, numa reedição de várias finais do Campeonato Nacional, e que reúne o Benfica, clube com mais ligas conquistadas (28), à Ovarense, cinco vezes campeã nacional.

Na antevisão do primeiro duelo e da eliminatória, falámos com Nuno Ferreira, treinador-adjunto benfiquista, e João Tiago Silva, treinador da formação de Ovar.

No Benfica, Nuno Ferreira alerta para a qualidade do opositor: “Os maiores perigos que vêm da Ovarense, para mim, são o seu coletivo e a agressividade defensiva e ofensiva que coloca no jogo”, avalia.

O técnico não esconde que o Benfica atravessa um momento positivo, mas descarta que a equipa possa tirar partido do facto de já ter defrontado a Ovarense em seis ocasiões: “Julgo que estamos numa boa fase, mas trabalhamos para melhorar dia após dia. O conhecimento é mútuo, logo acho que não é por ter havido seis jogos que alguém vai tirar vantagem desse aspeto”, considera.

Nuno Ferreira assume a importância da recente conquista da Taça de Portugal Alfaloc, mas foca-se no dia-a-dia do grupo de trabalho: “A conquista da Taça de Portugal foi importante. A nossa motivação é o trabalho diário, para estarmos melhor preparados para todos os jogos que fizermos, porque cada jogo vai ser uma história diferente do anterior”, diz.

Figura de há muitos anos na equipa técnica da equipa da Luz, Nuno Ferreira promete um Benfica empenhado na revalidação do título: “Vamos fazer tudo para que isso seja uma realidade”, conclui.

Quanto à Ovarense, João Tiago Silva elogia o Benfica e avisa que não há comparação possível entre esta eliminatória e a meia-final da Taça Hugo dos Santos, que sorriu à sua equipa: “O Benfica destaca-se pela qualidade e experiência do grupo. Tem um grupo alargado de opções e uma equipa técnica habituada a estes momentos de decisão. Acredito, que nesta altura da época, esse conhecimento seja mútuo. É verdade que vamos fazer o sétimo jogo com o Benfica, mas esse facto não beneficia só a Ovarense. Jogar uma meia-final a eliminar como a Taça Hugo dos Santos é muito diferente de jogar um playoff a cinco jogos”, deixa a nota.

O treinador dos vareiros realça o impacto positivo do anterior embate frente à Oliveirense e explica esta época de sucesso: “A passagem à meia-final tem que servir de motivação extra. Foi uma eliminatória muito intensa, de verdadeiro playoff, que nos mostrou que, mesmo quando as coisas não estavam a correr bem, conseguimos manter o foco. Este acreditar por parte dos jogadores foi o que nos permitiu avançar numa eliminatória que podia ter caído para os dois lados. Tínhamos um grande objetivo, que era chegar aos playoffs. Depois fomos definindo objetivos parciais que foram mantendo a equipa sempre focada. Para mim existem duas razões para esta temporada. A principal foi o acreditar dos atletas no trabalho que fazemos desde o início da época passada e a segunda foi a forma como conseguimos planear com a direção o caminho a seguir para esta época”, revela.

Para o técnico de 48 anos, a Ovarense tem de se manter fiel a si própria: “Nesta fase da época não há tempo para invenções. Acreditamos no nosso processo, foi ele que nos trouxe até aqui. Pode haver alguns ajustes, porque o adversário é diferente, mas temos que acreditar naquilo que fazemos”, vinca.

Para o final, João Tiago Silva deixa uma mensagem: “Desde o ano passado que trabalhamos para que a Ovarense volte ao topo do basquetebol português. A Ovarense, Ovar e os seus adeptos merecem, pelo apoio incrível que nos dão, estar a viver este momento. Sentir durante o decorrer da época um apoio crescente, sentir como fomos apoiados neste três jogos de playoffs, obriga-nos a dar tudo. Sabemos das dificuldades e das diferenças, mas a história deste clube pede mais”, finaliza.

Competições | Treinadores
18 MAI 2023

Mais Notícias