Benfica e Póvoa dão início aos playoffs da Liga Betclic Masculina

Diogo Gameiro e Diego Kapelan na antevisão de um duelo agendado para esta quinta-feira

Atletas | Competições
12 MAI 2022

Os playoffs da Liga Betclic Masculina arrancam esta quinta-feira, com os quartos de final a disputarem-se à melhor de três jogos. SL Benfica e CD Póvoa medem forças no embate inaugural desta fase decisiva da prova, que está agendado para as 19 horas (transmissão na FPBtv e RTP2).

Estivemos à conversa com Diogo Gameiro e Diego Kapelan, jogadores dos “encarnados” e dos poveiros, respetivamente, que anteviram o encontro do Pavilhão Fidelidade.

O Benfica vem de uma derrota na final da Taça de Portugal Alfaloc, mas Diogo Gameiro aponta aos playoffs e à ambição: “Não vivemos do passado! Esta equipa tem uma grande capacidade de reação, independentemente do momento que estejamos a atravessar. Temos um objetivo bem claro entre nós, e vamos atrás disso até ao final”, garante.

O base das “águias” diz conhecer bem o adversário: “A chave passa por mantermos uma intensidade elevada durante o jogo todo. Sabemos quais são os pontos fortes do CD Póvoa, vamos querer anulá-los ao máximo e meter em campo o nosso estilo de jogo”, afirma.

Para o atleta de 26 anos, a receita dos playoffs é a seguinte: “Quando chega esta altura, todos os jogos têm o mesmo grau de importância. Para ser campeão será preciso vencer oito jogos, e vamos pensar num de cada vez”, diz.

Gameiro aborda ainda a segunda partida, na Póvoa de Varzim, com a sua reconhecida efervescente atmosfera: “É fantástico ver um pavilhão de basquetebol com um ambiente como existe no CD Póvoa. Os adeptos proporcionam sempre um grande espetáculo fora de campo, e para a modalidade é uma mais valia. Fico contente por ver sempre muitos jovens atletas (inclusive minibasquete) a assistir aos jogos dos seniores e a acompanhar de perto a nossa Liga”, conclui.

Quanto ao Póvoa, Diego Kapelan salienta o percurso muito positivo da equipa no campeonato, em ano de estreia no principal escalão: “Penso que a nossa temporada tem sido muito boa. Alcançámos todo os objetivos a que nos propusemos, com um deles a passar pelo desenvolvimento dos jovens jogadores, garantir que eles evoluem”, analisa.

O extremo bósnio-canadiano não mostra receio do opositor, líder da fase regular: “O Benfica é uma equipa muito talentosa, mas nós não temos medo de ninguém. São os playoffs e todas as eliminatórias começam igualadas. Não posso prever o futuro, mas definitivamente vamos dar o nosso melhores e veremos o que acontece. Temos de jogar o nosso jogo e divertirmo-nos”, refere.

Aos 34 anos, Kapelan tem sido um dos grandes destaques do Póvoa e da Liga Betclic, algo que é analisado pelo próprio: “Depois da lesão do Nuno Oliveira, tive de passar a pontuar mais e a ser mais agressivo para que tivéssemos mais chances de ganhar. É um excelente dado individual, mas o basquetebol é um desporto coletivo. Aquilo que faço em campo é tentar ganhar os jogos e a melhor maneira para isso acontecer, que eu conheço, é dar tudo durante o jogo. Eu sou um lançador, portanto isto não é uma surpresa para mim ou algo em que eu pense”, deixa a nota.

Relativamente à partida de sábado, em casa, Kapelan projeta mais um grande apoio ao Póvoa: “Não espero nada de diferente. Vai estar um ambiente incrível durante os 40 minutos, tal como tem acontecido sempre ao longo da época”, finaliza.

Atletas | Competições
12 MAI 2022

Mais Notícias