Benfica está na final
O SL Benfica foi a primeira equipa a apurar-se para a final do playoff da LPB. Depois dos dois triunfos alcançados no passado fim-de-semana em Lisboa, os encarnados venceram o primeiro jogo que dispunham em Ovar (78-67) para fechar a série a seu favor.
Competições
12 MAI 2013
O domínio encarnado na luta das tabelas, bem como as suas percentagens de lançamento fizeram com que o sonho vareiro de chegar ao título terminasse. Um desfecho que se pode considerar esperado, sem que isso belisque minimamente a época realizada pela formação de Ovar. Os atuais campeões nacionais deram mais um passo rumo a revalidação do título, principal objetivo definido para esta temporada pelo técnico Carlos Lisboa.
Apesar da excelente réplica da equipa da casa, o poderio da equipa lisboeta na luta das tabelas, quase duplicou seu adversário (35-18), bem como a maior eficácia no capitulo dos lançamentos, acabou por ditar o desfecho do encontro. Os parciais dos períodos foram de certa equilibrados, sendo que a vantagem conquistada pelo Benfica durante o segundo período, colocou os encarnados a vencer por uma diferença de oito pontos no final da primeira parte (36-28).O recomeço da etapa complementar assumia por isso especial importância para o conjunto de Ovar, que no 3º período não conseguiu reduzir distâncias, bem pelo contrário, viu a vantagem aumentar para a casa das dezenas (54-43). No derradeiro período, o que mais pontos produziu (empate a 24), a igualdade favoreceu a equipa que seguia na frente do marcador.João Betinho Gomes, MVP do jogo com 27 de valorização, registou um duplo-duplo (21 pontos e 10 ressaltos), esteve em bom plano na equipa encarnada, logo seguido por Lace Dunn, autor de 13 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola).A dupla formada por Sergi Brunet (4 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) e Fernando Neves terminou o jogo com 16 pontos, se que a eficácia do espanhol tenha sido superior. Miguel Miranda não esteve numa tarde de grande inspiração a lançar ao cesto, mas acabou por realizar um jogo bastante completo (8 pontos, 7 ressaltos, 6 assistências e 3 roubos de bola).