Benfica inicia caminhada na fase regular da Liga dos Campeões esta quarta-feira

Duelo de alto nível no Pavilhão Fidelidade entre "encarnados" e PAOK (19h30)

Atletas | Competições | Treinadores
31 OUT 2023

O Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, acolhe esta quarta-feira (19h30, transmissão em direto na Sport TV2), feriado do 1 de novembro, um duelo de alto nível entre SL Benfica e PAOK Mateco, a contar para a segunda jornada da fase regular da Liga dos Campeões.

Esta é a estreia dos “encarnados” nesta fase, depois da sua primeira partida ter sido adiada. Os bicampeões nacionais, que na época passada chegaram ao play-in da competição, defrontam um poderoso adversário grego, que há duas semanas levou a melhor no reduto do Galatasaray por 88-77.

O Benfica, que se apurou para os grupos depois de ultrapassar TSU Tbilisi, Petrolina AEK Larnaca e Norrköping Dolphins, voltou aos triunfos no último sábado, na receção ao Imortal LUZiGÁS, após três derrotas consecutivas em solo nacional. As “águias” apresentam três vitórias e duas escorregadelas na Liga Betclic Masculina.

O PAOK, emblema de Salónica, surge no campeonato helénico com dois triunfos e duas derrotas. Duas vezes campeão do seu país, o clube ostenta ainda dois troféus internacionais: European Cup Winners’ Cup (1990-91) e FIBAKorac Cup (1993-94), sendo que pelo meio, em 1991-92, chegou à final da então Tala dos Clubes Campeões Europeus.

Na antevisão deste Benfica vs. PAOK, o treinador da equipa portuguesa, Norberto Alves, salientou o poderio adversário: “Observámos os últimos três jogos do PAOK, e a vitória na Liga dos Campeões, na casa do Galatasaray, deu-lhes muita confiança. É uma equipa dura, que vem de um campeonato competitivo. Tem seis estrangeiros de imenso nível com passagens pela NBA e pela Euroliga. É difícil vislumbrar um ponto fraco na equipa. Não podemos deixá-los fugir no marcador, porque ficará difícil recuperar. Defensivamente são muito ativos e versáteis, com jogadores muito atléticos. Sabemos o que temos de fazer e vamos preparar o jogo com o foco de sermos fiéis ao nosso modelo”, garantiu.

O técnico quer um Benfica com toda a força desde início: “O nosso grupo é fortíssimo. O PAOK podia ser, em teoria, a equipa mais acessível, mas, vencendo em Istambul, mostrou que não era bem assim. Mas as contas fazem-se no fim. Temos de encarar estes jogos como finais e fazer tudo para vencer. Vai ser assim jogo a jogo. Temos de entrar no nosso máximo desde o primeiro minuto e é importante que os jogadores se divirtam em campo. Ninguém joga bem sem se divertir e ter um sentido coletivo. São essas pequenas coisas que fazem as grandes equipas”, afirmou.

Diogo Gameiro, jogador internacional português, mostrou-se otimista e feliz pela oportunidade de jogar nesta prova: “O PAOK está motivado. Esperamos uma equipa muito intensa, tanto no ataque como na defesa, com muitas opções em todas as posições. Vai ser um jogo extremamente duro. A fase mais negativa já passou. Reagimos super bem contra o Imortal, isso foi notório. Temos todas as possibilidade de ganhar. Acho que é um grande orgulho para todos os jogadores e para o basquetebol português. Provámos que a campanha do ano passado não foi por acaso. Espero que as equipas portuguesas continuem bem nas provas europeias, quem ganha é o basquetebol português”, salientou.

Terrell Carter, poste dos “encarnados”, lembrou a campanha da última época: “Temos de ter o ano passado como exemplo. A previsão era que ficássemos em quarto lugar e lutámos pelo primeiro frente a equipas de grande qualidade. Acredito que neste ano podemos fazer o mesmo. Acima de tudo, temos de ter sempre confiança e acreditar que somos capazes de competir contra todos. O nosso grupo é experiente e temos confiança uns nos outros. Estamos prontos para tudo aquilo que possa acontecer e para jogar em ambientes difíceis”, concluiu.

Atletas | Competições | Treinadores
31 OUT 2023

Mais Notícias