Benfica passa em Algés
O SL Benfica, líder da fase regular, deslocou-se a Algés e impôs a primeira derrota do ano aos comandados de André Martins (70-64).

Competições
25 JAN 2015
Esta foi a 11ª vitória consecutiva dos atuais campeões nacionais, que assim interromperam uma série de quatro resultados positivos por parte dos algesinos. Quem também não vencia há algum tempo, quatro jornadas, era o Sampaense Basket, que regressou na Maia aos triunfos, depois de ter superado a equipa da casa por 84-82.
Apesar de ter perdido, a equipa do Algés bateu-se muito bem, logicamente motivada pelos resultados obtidos nas últimas jornadas. Mesmo jogando frente ao campeão nacional, o Algés condicionou os encarnados a 70 pontos, sendo que os algesinos chegaram a dois pontos de diferença (64-66), já muito perto do final. Os últimos quatro pontos pertenceram ao Benfica que assim deu continuidade à sua série de vitórias.
Ao intervalo os benfiquistas venciam por quatro de diferença (34-30) e no final do 3º período continuava tudo em aberto, visto a diferença pontual só tinha aumentado em um ponto (51-46).
O norte-americano Jobey Thomas, autor de 16 pontos, foi melhor marcador dos visitantes, seguido de perto por Fred Gentry (12 pontos) e Ronald Slay (11).
No Algés, Darren Townes (14 pontos e 9 ressaltos) voltou a estar muito bem, num encontro em que os algesinos estiveram inspirados a atirar ao cesto (55% de 2 pontos e 53% de 3 pontos).
Sampaense vence jogo de aflitos
As duas equipas precisavam de pontos, bem como colocarem um ponto final na série negativa que atravessavam. Ainda assim, à entrada para esta jornada o Maia Basket estava melhor classificado, com o registo de mais uma vitória que o seu adversário. Mas foram os forasteiros a iniciarem melhor a partida, vantagem de dois pontos no final do 1º período (16-14), que ao intervalo já liderava na casa das dezenas (39-38).
O bom momento do conjunto de S. Paio de Gramaços manteve-se nos minutos iniciais da etapa complementar, que a meio do 3º período venciam por uma diferença muito próxima dos vinte pontos (55-37). Na segunda metade do quarto, os maiatos dominaram, encurtaram distâncias, e à entrada do período de todas as decisões tinham o jogo perfeitamente em aberto (56-62). Uma curta vantagem, mas gerida quase até ao limite pelos forasteiros, que assim puderam festejar a primeira vitória de 2015.
O norte-americano Max Jacobsen (24 pontos e 14 ressaltos) foi decisivo na fuga do Sampaense no marcador, já que nos primeiros 20 minutos já registava (13 pontos e 9 ressaltos). Diogo Gonçalves (18 pontos, 5 assistências e 2 ressaltos), igualmente com uma boa primeira parte (12 pontos) e Javarris Barnett, muito próximo de um triplo-duplo (18 pontos, 10 ressaltos e 8 assistências), foram uma preciosa ajuda no sucesso do Sampaense.
Os 31 pontos registados por Pedro Catarino, mesmo com os contributos de Nuno Marçal (20 pontos e 18 ressaltos) e Paulo Diamantino (11 pontos e 10 ressaltos), foram suficientes para evitar o desaire do Maia Basket.