Benfica perde em Coimbra
A ronda de domingo do campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol serviu para definir as primeiras quatro posições da tabela classificativa.
Atletas | Competições
3 ABR 2011
A Académica de Coimbra, apesar de ter derrotado o SL Benfica (89-87), já não tem hipóteses de subir ao 2º lugar – desvantagem no confronto directo -, e o Vitória de Guimarães garantiu o 4º posto depois de ter vencido, em casa, o Barreirense (75-67), cujo destino (despromoção) já está traçado.
A missão da equipa de Coimbra de tentar chegar ao 2º lugar era muito complicada, pois não bastava bater os encarnados, pois ainda teria de anular uma diferença de 18 pontos trazida da primeira volta e esperar que os actuais campeões nacionais perdessem na última jornada. Mesmo assim as duas equipas quiseram vencer o jogo, com ambos os técnicos a recorrerem às suas melhores armas para conquistar o triunfo.A primeira parte foi totalmente dominada pela equipa da casa, especialmente no 1º quarto, que terminou com uma vantagem de onze pontos para conimbricenses (24-13). Nos segundos 10 minutos os comandados de Norberto Alves não só mantiveram a diferença como a dilataram, chegou a ser de 18 pontos, atingindo o intervalo na frente com uma confortável vantagem (51-35). Na etapa complementar a equipa treinada pelo técnico Henrique Vieira, de uma forma gradual, foi encurtando a diferença pontual, para já na parte final do período, e com o resultado em 60-49 favorável à Académica, conseguir um parcial de 10-0 que colocava a formação lisboeta a um de diferença (59-60), quando faltavam pouco mais de dois minutos para acabar o quarto. Um triplo de Tommie Eddie (26 pontos e 10 ressaltos) corta o bom momento dos visitantes, com as duas equipas a acabarem o 3º período separadas por 3 pontos (68-65), sempre com vantagem para a equipa visitada.No derradeiro quarto o Benfica passou para frente com um triplo da autoria de António Tavares (73-72), liderança que manteve a até 4:07 minutos do termo do encontro (80-79), ainda que a maior vantagem de que dispôs tenha sido de penas seis pontos (78-72). Depois do empate a 80 pontos, Fernando Sousa recolocou a Académica na frente com um lançamento de dois pontos (82-80), para nunca mais perder o comando do marcador. A dois segundos do final da partida Marquin Chandler (13 pontos) teve direito a dois lances-livres, converteu o primeiro (89-87), falhou o segundo, e o tempo esgotou-se sem que os encarnados conseguissem uma última tentativa de lançamento.O norte-americano Tommie Eddie foi o MVP do encontro com 28.5 de valorização, tendo sido bem acompanhado pelos seus compatriotas William Holland (18 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) e Matthew Shaw (15 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências).O norte-americano naturalizado português do Benfica Heshimu Evans (19 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências), foi o mais produtivo dos encarnados, que mais próximo do seu nível teve o capitão Sérgio Ramos (16 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola) e o poste Greg Jenkins (16 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola).