Benfica, Sporting, Vitória e Imortal encerram o ano de 2025 com uma vitória na Liga Betclic Masculina
Encarnados "vingam" resultado da Taça de Portugal, em noite mágica para o Imortal André Silva
Competições
28 DEZ 2025
E chega ao fim a 13.ª jornada da Liga Betclic Masculina. O SL Benfica reforça a sua posição no topo da tabela classificativa, o Sporting CP sobrepõe-se à UD Oliveirense fora de portas, e 2025 encerra com uma das maiores prestações do século XXI no que ao Basquetebol nacional diz respeito: André Silva (Imortal LUZiGÁS) chega aos 51 de valorização (!), com 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências.
SC BRAGA 63-87 SL BENFICA
O SL Benfica saiu vitorioso da deslocação à AMCO Arena, ao vencer o SC Braga no terceiro jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina, num encontro em que os encarnados mostraram consistência, eficácia ofensiva e controlo emocional ao longo dos 40 minutos. O triunfo por 63-87 permitiu à equipa lisboeta manter a invencibilidade no campeonato e responder à eliminação sofrida recentemente frente aos minhotos na Taça de Portugal.
A partida começou com o Benfica mais assertivo, impondo desde cedo o seu ritmo e vencendo o primeiro período por 10-17, fruto de uma defesa sólida e boas decisões em transição. No segundo quarto, os encarnados voltaram a superiorizar-se (18-26), alargando a vantagem antes do intervalo e condicionando as opções ofensivas do conjunto bracarense.
Ver esta publicação no Instagram
O momento decisivo do encontro surgiu após o descanso. O Benfica realizou um terceiro período de elevado nível (14-30), combinando intensidade defensiva com grande eficácia no ataque, o que lhe permitiu construir uma vantagem confortável à entrada dos últimos dez minutos. Apesar da reação do SC Braga no último quarto (21-14), a equipa visitante geriu o resultado com maturidade até ao final do encontro.
Em destaque esteve Daniel Relvão, eleito MVP da partida. O poste português assinou uma exibição muito completa, ao registar 15 pontos, seis ressaltos, uma assistência, um desarme de lançamento e um roubo de bola, somando 25 de valorização, sendo peça-chave no equilíbrio defensivo e na solidez interior do SL Benfica.
Com este resultado, os encarnados seguem sem derrotas na Liga Betclic Masculina e reforçam a sua posição no topo da tabela.
UD OLIVEIRENSE 76-86 SPORTING CP
Grande jogo que se perspetivava em Oliveira de Azeméis e as duas equipas cumpriram a rigor. Equilíbrio máximo em todos os quartos (25-27, 16-17, 17-18) e com o Sporting CP a levar de vencida os derradeiros dez minutos (18-24), a UD Oliveirense perde pela primeira vez em casa esta época para a Liga Betclic Masculina, com a luta dos ressaltos (32-42) e a fraca eficácia da linha de lançamento livre (15/24 – 62%) a serem fatores fundamentais no desaire do coletivo de João Figueiredo, que voltou a ver Malik Morgan (9pts) no Pavilhão Dr. Salvador Machado, mas agora com outras cores.
Por seu lado, o Sporting CP volta a vencer e cola-se ao SL Benfica no topo da tabela, no segundo posto (só perdeu no derby de Lisboa). Maleeck Harden-Hayes foi o MVP, com 17 pontos e oito ressaltos (21.5val), Diogo Ventura (15pts) e Brandon Johns (12pts) também estiveram bem.
Pelos oliveirenses, o MVP de novembro, Jimmy Boeheim, marcou 17 pontos, e o melhor marcador foi Mikyle Mcintosh, com 19 (oito ressaltos). Earl Timberlake fez um duplo-duplo de 10-10.
Ver esta publicação no Instagram
SC Vasco da Gama 66-119 Imortal LUZiGÁS
Foi a maior diferença pontual do dia, com os vascaínos a voltarem a sucumbir num jogo da Liga Betclic Masculina (1-7). Os parciais de 15-27, 19-31, 13-28 e 19-33 demonstram o domínio algarvio, num encontro que fica marcado sobretudo pela estrondosa prestação do base André Silva: 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, com 10/16 de lançamentos do campo, 8/8 da linha de lance livre e um +/- de 54. Ao seu lado, estiveram Kyle Cardaci, com 27 pontos, e Keonte Kennedy (16 pontos e um poster para a posteridade).
Do lado do Vasco, Akoi Yuot marcou 13 e Lashon Lindsey 12, estreando-se ainda o jovem base Pedro Lopes, e logo com oito pontos.
~
Ver esta publicação no Instagram
Esgueira Aveiro OLI 91-103 VITÓRIA SC
Uma bomba de oxigénio para o Vitória SC, esta vitória à 13.ª jornada (3-6), e que grande vitória foi, com um Esgueira Aveiro OLI que, já se sabe, é sempre muito forte no seu Caldeirão Verde. Sem surpresa foi a performance de Sam Peek, uma vez mais, com 26 pontos e 10 ressaltos, saíndo como MVP (29val), bem secundado por Chaunce Jenkins (22pts, 7ast).
Do lado dos aveirenses, Delvin Barnstable esteve imperial, com 34 pontos e 37 de valorização. O base Hugo Ferreira marcou 22 pontos, aos quais juntou 10 passes para cesto. Malik Porter chegou ao duplo-duplo de 11 pontos e 10 ressaltos.
Parciais de 28-23, 26-29, 21-30, 16-21.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


