Boa Viagem vence Lombos após prolongamento e segue no segundo lugar
A jogar em casa, o Boa Viagem-Angra-Açores levou a melhor sobre a Quinta dos Lombos, após prolongamento, por 61-55, estando assim na segunda posição da Liga Feminina.

Atletas | Competições
18 FEV 2017
De referir que a formação açoriana ainda não perdeu para competição em 2017, revelando estar num grande momento de forma.
Por seu turno, no Porto, o GDESSA – Barreiro triunfou de uma forma clara face ao Académico FC (36-69), enquanto também por uma margem dilatada ganhou o CAB Madeira na deslocação ao reduto do União Sportiva (51-87), igualando assim as bicampeãs nacionais na tabela, em termos pontuais.
Boa Viagem-Angra-Açores e Quinta dos Lombos protagonizaram um duelo muito equilibrado, apenas resolvido no prolongamento.
A um primeiro período que terminou com as donas da casa no comando, respondeu o adversário da Linha com um bom segundo quarto, traduzido numa vantagem de cinco pontos ao intervalo (23-28).
No regresso dos balneários, a toada manteve-se, com total imprevisibilidade, algo que se confirmou até ao soar da buzina, tendo pertencido a Alexis Govan, do Boa Viagem, o lance livre que a 3 segundos do término do desafio levou a contenda para tempo extra.
Nessa fase, a turma insular foi mais forte, vencendo assim por 61-55, confirmando um grande momento de forma, traduzido na vice-liderança da prova.
No conjunto açoriano, de enaltecer as atuações de Alexis Govan (26 pontos, 5 assistências e 4 roubos de bola), Aurea Mendes (13 pontos e 9 ressaltos) e Daina Grazulis (12 pontos, 16 ressaltos e 3 assistências, ao passo que no clube da Linha são de mencionar as exibições de Rashida Timbilla (15 pontos e 11 ressaltos), Carolina Gonçalves (10 pontos e 5 ressaltos) e Aleighsa Welch (8 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências).
Académico FC 36-69 GDESSA – Barreiro
Não deixou margem para dúvidas o triunfo do GDESSA – Barreiro no reduto do Académico FC, penúltimo classificado do campeonato, saltando à vista uma grande diferença entre as equipa na luta das tabelas, num desafio que terminou com um 36-69 no marcador.
No conjunto da Margem Sul do Tejo, saliência para Layne Murphy (13 pontos e 11 ressaltos), Kamilah Jackson (11 pontos, 14 ressaltos e 3 assistências), ao passo que pelas donas da casa sobressaíram Isabel Costa (7 pontos e 9 ressaltos) e Francisca Braga (8 pontos).
União Sportiva 51-87 CAB Madeira
Parecia ser um daqueles jogos equilibrados, ou não estivessem em confronto dois dos clubes mais titulados do basquetebol feminino, mas a verdade é que o CAB voltou a dar mostras de que se encontra em franca recuperação, obtendo um indiscutível triunfo, fora de portas, diante de um concorrente direto (51-87).
E para este resultado muito contribuíram os 16 triplos do lado madeirense, numa tarde de inspiração.
No CAB, destaque para Chelsie Schweers (26 pontos e 7 assistências), Maria Blazejewski (17 pontos e 8 ressaltos), Catarina Mateus (11 pontos e 5 ressaltos) e Inês Recanati (10 pontos, 7 ressaltos e 3 roubos de bola), sendo que no Sportiva há que ressalvar Tamara Milovac (16 pontos e 4 ressaltos), Sara Ogoke (13 pontos e 9 ressaltos) e Jasmine Crew (12 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências).