Braga uniu a Europa do BCR na última etapa do Building Bridges

Projeto Erasmus+ Sport concluído na cidade dos Arcebispos, de 6 a 9 de outubro

Competições
13 OUT 2025

O projeto Building Bridges chegou ao seu termo. Depois de etapas presenciais em Niš, Sérvia, e Barcelona, Espanha, foco impulsionador da iniciativa Erasmus +Sport, Braga acolheu a reunião final, de 6 a 9 de outubro.

Já com o manual da modalidade “no bolso”, traduzido nos idiomas de todos os parceiros – Club for Youth Empowerment 018 (KOM 018) e Association of Wheelchair Basketball Clubs, ambas da Sérvia, Irish Wheelchair Association (Irlanda), Wheelchair Basketball Hope Sport (WBC HOPE SPORT) – da Macedónia do Norte, e Barcel´hona Sport Events, Espanha -, a concentração visou o balanço dos “local testing events”, ou seja, as aplicações práticas do documento e sua disseminação, bem como avaliar o impacto no crescimento do BCR de cada nação envolvida. Houve ainda tempo para uma sessão prática com a equipa da APD Braga.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Ricardo Vieira, selecionador nacional sub23 e 3×3, técnico da APD Braga, sintetizou, em “casa”, os ganhos da colaboração internacional fomentada pelo Building Bridges. “É um projeto importante que aborda detalhes na construção de um modelo de BCR desejado. Deverá e será certamente aproveitado por muitos e ajudará ao desenvolvimento desde o seu início até à alta competição. Importante Portugal ter feito parte da elaboração deste manual, uma vez que se denota um reconhecimento pelo que se tem feito nas equipas e na seleção portuguesa”, sublinhou.

“O manual está disponível gratuitamente online e pode ser utilizado por qualquer pessoa em todo o mundo ” – Dr. Miljan Hadžović

A herança palpável do Building Bridges é particularmente sentida na Sérvia. Uma das pessoas cuja contribuição foi particularmente significativa é a do Dr. Miljan Hadžović, gestor do projeto em representação da Associação de Clubes de Basquetebol em Cadeira de Rodas (AWBC) e investigador na Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Niš, Sérvia.

“Com o tempo, através do trabalho desenvolvido no projeto, as diferenças foram diminuindo. Trabalhando em conjunto, criámos um manual que permite aos novos treinadores dos nossos países aprender sobre o basquetebol em cadeira de rodas, ajuda os jogadores a sistematizar os seus conhecimentos e incentiva os árbitros a interessarem-se pelas regras. O manual está disponível gratuitamente online e pode ser utilizado por qualquer pessoa em todo o mundo”, explicou o Dr. Miljan Hadžović, que defendeu a sua tese de doutoramento sobre o tema do basquetebol em cadeira de rodas exatamente há dois anos.

Por sua vez, o Dr. Marko Aleksandrović alude à integração do BCR português no seio da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). Inspirados pelo exemplo de Portugal, os parceiros da Sérvia e da Macedónia do Norte iniciaram e rapidamente conseguiram a adesão às respetivas federações nacionais de basquetebol.

“A AWBC tornou-se membro efetivo da Federação de Basquetebol da Sérvia”, explica o prof. doutor Marko Aleksandrović, presidente da AWBC e professor catedrático da Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Niš, acrescentando: “Isto significa que o basquetebol em cadeira de rodas passou a beneficiar de todos os recursos de um sistema bem organizado — desde os comissários de competição até à credenciação de árbitros, treinadores e jogadores — algo que antes não era possível. Também se prevê uma integração internacional”, afirmou o professor Aleksandrović.

O Hope Sport, de Skopje, Macedónia do Norte, único clube de BCR do país, passará, graças às sinergias geradas pelo Building Bridges, a integrar as competições sérvias.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR 

Competições
13 OUT 2025

Mais Notícias