Bruno Cazeiro é o novo Diretor Técnico do Minibasquete

Formador da Escola Nacional do Basquetebol assume o cargo aos 48 anos

FPB | Minibasquete
5 DEZ 2023

Tendo em vista a reformulação dos quadros técnicos da Direção Técnica Nacional, em especial na área do Minibasquete, Bruno Cazeiro é o escolhido para ser o novo Diretor Técnico do Minibasquete.

Com muitos anos de ligação profunda à modalidade, Bruno Cazeiro é formador da ENB (Escola Nacional do Basquetebol), treinador de Minibasquete desde 2012 e Cofundador do Estoril Basket. Em 2023 foi indicado pela FPB, após concurso, concluiu o curso de Minibasquete ministrado pela FIBA, tendo já realizado intervenções em “clinics” de treinadores sobre o Minibasquete. Atualmente é professor de Educação Física nos Salesianos do Estoril e também esteve integrado na equipa técnica da Seleção Nacional de Sub14 masculinos durante o Verão de 2023.

No seguimento desta nomeação, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, teceu alguns comentários sobre a mudança na direção do Minibasquete em Portugal, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Sérgio Rosmaninho: “Antes de mais, agradecer todo o trabalho desenvolvido pelo Sérgio Rosmaninho nesta área do Minibasquete. Só com o seu trabalho, empenho e mesmo sacrifício pessoal, aliados a uma paixão pelo Minibasquete, foi possível atingirmos o patamar a que chegámos. O Sérgio Rosmaninho irá ajudar a fazer esta transição, até porque a sua saída do cargo foi de comum acordo, não teve nada de unilateral”, frisou.

Com a introdução de Bruno Cazeiro, o Diretor Técnico Nacional, espera encurtar as diferenças entre o escalão mini 12 e os Sub14: “O Minibasquete é uma área em que estamos focados em apostar, não é novidade. Achamos que a diferença que existe entre as últimas etapas do Minibasquete (mini 12) e o basquetebol (sub-14) ainda é muito grande, e pensamos que o Bruno Cazeiro vai ser importante no encurtar desse espaço. O Bruno Cazeiro concluiu o curso de Minibasquete ministrado pela FIBA, tem realizado intervenções em “clinics” de treinadores sobre o Minibasquete, e tem muita experiência no treino diário com jovens destas idades. Pensamos que é a pessoa ideal para o cargo”, reforça.

No que diz respeito à integração do novo elemento da equipa técnica Nacional, Nuno Manaia assegura que Bruno Cazeiro vai entrar “em ação” o quanto antes estando já agendada a presença do Diretor Técnico do Minibasquete na reunião da Coordenação Técnica Nacional da próxima semana: “O país basquetebolístico não é todo igual, tal como as restantes áreas da nossa sociedade e, por isso, o novo DTMB irá ter o necessário período de adaptação, em que eu próprio estarei mais presente, assim como outras pessoas da FPB, para assegurar que fica devidamente enquadrado com a realidade. Mas o Bruno Cazeiro vai começar já, tem muito trabalho pela frente e está muito motivado! Na próxima semana já vai estar presente na reunião de Coordenação Técnica Nacional, onde estarão todos os DTR´s, em que um dos temas da ordem de trabalhos se focará exclusivamente no Minibasquete”, concluiu.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

FPB | Minibasquete
5 DEZ 2023

Mais Notícias