CAB, Benfica, CLIP, Lombos e Esgueira garantem vitória nos oitavos da Taça de Portugal Feminina
Cinco equipas confirmam presença nos quartos-de-final
Competições
1 FEV 2026
Oitavos de Final da prova rainha do Basquetebol português, que vai ter um clube do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina nos “quartos”: CLIP Teams. O SL Benfica venceu o dérbi e avança também para a fase seguinte, tal como o CAB Madeira, o CRC Quinta dos Lombos e Esgueira Aveiro ECOVALOR.
CAB Madeira 71-49 SC Braga
A formação madeirense entrou melhor no encontro e fechou o primeiro período em vantagem por 21-18, num início equilibrado, mas já com o CAB Madeira a assumir maior eficácia ofensiva e controlo do ressalto. No segundo quarto, a equipa da casa venceu o parcial por 13-12, o que permitiu alargar ligeiramente a diferença ao intervalo.
Após o descanso, o CAB Madeira acentuou a sua superioridade no terceiro período, impondo-se por 17-8, num momento decisivo da partida, marcado por uma defesa mais agressiva e por transições ofensivas eficazes. Nos dez minutos finais, a formação madeirense confirmou o triunfo com um parcial expressivo de 24-7, selando uma vitória clara por 71-49.
Ver esta publicação no Instagram
Em destaque, da formação visitante, esteve Taylor Langan, eleita MVP do encontro, ao registar um duplo-duplo com 15 pontos e 12 ressaltos, acrescentando ainda 3 assistências e 2 roubos de bola, terminando com 29 pontos de valorização. A jogadora Maria Lopes foi autora de 16 pontos, fundamental no domínio das tabelas e no equilíbrio da equipa.
Nota ainda para Hannah Pratt, jogadora do SC Braga, melhor marcadora da partida, com 23 pontos e 12 ressaltos, e para Ana Ramos, que contribuiu com 11 pontos.
SL Benfica 81-50 Sporting CP
Dois dias depois, SL Benfica e Sporting CP voltaram a encontrar-se, desta vez noutra competição. A equipa da casa entrou muito forte na partida e dominou por completo os primeiros vinte minutos, sem dar sinais de abrandamento. Os parciais de 25-14 e 23-12 nos dois primeiros quartos espelharam essa superioridade.
Ver esta publicação no Instagram
Com uma vantagem superior a 20 pontos ao intervalo, cabia às águias gerir o encontro, enquanto o Sporting tentava reduzir a desvantagem na segunda metade. Os dois últimos períodos tiveram menos pontos, mas continuaram a ser favoráveis às encarnadas (17-10 e 16-14).
Scaquilla Nunn foi a melhor jogadora da partida, ao registar um duplo-duplo com 15 pontos e 13 ressaltos. Do lado do Sporting, Luana Serranho destacou-se com 13 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências.
AAC 68-72 CLIP TEAMS
Foi do princípio ao fim em incerteza sobre o vencedor desta partida, que opunha a AAC, do 3.º escalão, ao CLIP TEAMS, do 2.º. A AAC até entrou em grande, chegando a estar a vencer por 14 pontos, mas as portuenses recuperaram a desvantagem ao longo da partida.
Ver esta publicação no Instagram
Parciais de 22-19, 13-20, 26-12 e um fatal 7-21 no Multidesportos Mário Mexia, com destaque para Courtney Wristen (15pts, 9res) e a jovem internacional lusa Sofia Sousa (16pts). Do lado da AAC, Abby Miller marcou 19 (mais 11 ressaltos) e Karissa Kajorinne 16 (com nove ressaltos).
CRC Quinta dos Lombos 95-70 Imortal LUSIADAGÁS
O CRC Quinta dos Lombos garantiu o apuramento para a próxima fase da Taça de Portugal Feminina ao vencer o Imortal LUSIADAGÁS por 95-70, num encontro disputado em Carcavelos.
O jogo começou com bom ritmo e eficácia ofensiva das duas equipas, com os Lombos a fecharem o primeiro período na frente por 27-19. No segundo quarto, o equilíbrio manteve-se, refletido no parcial de 25-25, permitindo às anfitriãs conservar uma vantagem confortável ao intervalo. No regresso dos balneários, a equipa orientada por José Leite elevou claramente o nível defensivo e assinou um terceiro período determinante (23-9), que acabou por decidir o rumo da partida.
Ver esta publicação no Instagram
Apesar de uma reação do Imortal no último quarto, os Lombos mantiveram o controlo do encontro, vencendo também esse parcial por 20-17 e selando uma vitória expressiva por 95-70. Em destaque esteve Chanaya Pinto, MVP da partida, autora de uma exibição de grande impacto com 26 pontos, cinco ressaltos, duas assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento, totalizando 31,5 de valorização.
GDRAR REMAX Évora 48 -73 Esgueira Aveiro ECOVALOR
O Esgueira Aveiro ECOVALOR garantiu o apuramento para a próxima fase ao vencer o GDRAR REMAX Évora por 73-48, este sábado, no Pavilhão Salesianos de Évora,
A equipa aveirense entrou mais eficaz e fechou o primeiro período em vantagem por 19-15, conseguindo impor maior intensidade defensiva e melhor seleção de lançamento face ao equilíbrio inicial apresentado pelo conjunto eborense.
No segundo quarto, o Esgueira voltou a ser superior, vencendo o parcial por 18-11, o que lhe permitiu chegar ao intervalo com uma margem mais confortável, sustentada pela eficácia ofensiva e pelo controlo do ritmo do jogo.
Após o descanso, o GDRAR REMAX Évora tentou reagir, mas o terceiro período voltou a sorrir ao Esgueira, que se impôs por 17-16, mantendo a vantagem e travando qualquer tentativa de aproximação no marcador.
No último quarto, a formação visitante confirmou o triunfo com um novo parcial favorável (19-6), selando uma vitória clara por 73-48.
Ver esta publicação no Instagram
A grande figura do encontro foi Taris Thornton, eleita MVP da partida, com uma exibição de enorme impacto: 31 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências e 44 de valorização, liderando o Esgueira Aveiro ECOVALOR em ambos os lados do campo. Em destaque esteve também Gabriela Raimundo com 16 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do GDRAR REMAX Évora, Aaliyah Pittsova foi a principal referência ofensiva, com 20 pontos e 8 ressaltos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
