CAB nos “oitavos” da Taça

O CAB deslocou-se até Ovar para disputar com a formação da casa a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal.

Competições
8 DEZ 2014

Pela terceira vez esta temporada as duas equipas se cruzavam, com o registo até então a ser de uma vitória para cada lado. Se bem que, o momento que os vareiros atravessam deixava antever dificuldades acrescidas e atribuía algum favoritismo à Ovarense, até porque jogava com o apoio do seu incondicional público. Nada que tenha atemorizado a equipa madeirense, que depois de um desaire “custoso” frente ao Vitória, em jogo a contar para a LPB, reagiu com uma saborosa vitória (84-71), que coloca os madeirenses na fase seguinte da competição.

 

Como se previa, o jogo começou de forma muito equilibrada, com os vareiros a vencerem o 1º período, mas pela diferença mínima (26-25). No 2º quarto, a formação madeirense passou a controlar o encontro e dominou-o até ao intervalo, tendo conseguido um parcial de 28-15, que lhe permitiu ir para o descanso na frente do marcador 53-41. 

 

A vantagem do CAB devia-se à boa atitude defensiva da equipa, que conduziu a Ovarense a baixas percentagens de lançamento. No ataque, o trio de norte-americanos do CAB estava inspirado, anotando cestos importantes e colocando imensos problemas à defesa da Ovarense, sobretudo pela alternância nas soluções atacantes entre o jogo exterior com o jogo interior. 

 

No 3º período, a Ovarense esteve melhor e venceu-o por 16-12. O resultado espelhava a maior passividade defensiva do CAB, explorada, com mérito, pela Ovarense. Nesta fase do jogo da equipa da casa selecionava melhor os lançamentos, dava sinais de estar um pouco melhor, se bem que não tenha mostrado suficientemente capaz para conseguir a reviravolta no marcador. À entrada do derradeiro quarto, o CAB continuava na frente (65-57), embora visse a sua vantagem ser encurtada. 

 

Nos últimos dez minutos do encontro, a Ovarense exerceu uma pressão defensiva muito grande sobre os madeirenses e forçou o CAB a várias perdas de bola, bem aproveitadas pela Ovarense para somar  preciosos pontos para se tentar aproximar ainda mais no marcador. Mas passados alguns minutos, os comandados de João Paulo Silva souberam sacudir a pressão, estabilizaram o seu jogo nos dois lados do campo, e, com menos de um minuto para jogar, estavam na frente por uma margem de dez pontos (79-69). Até ao final do encontro, o CAB conseguiu manter a superioridade e confirmou o apuramento para os oitavos da Taça de Portugal com uma vitória por 84-71.

 

O norte-americano Jovonni Shuler voltou a ter um papel fundamental, e os 17 pontos, 11 ressaltos, 4 roubos de bola e 1 desarme de lançamento valeram-lhe a distinção de MVP do jogo com 28 de valorização. Os seus comptriotas, Tommie Eddie (24 pontos e 7 ressaltos) e Aaron Jordan (23 pontos, 6 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola) foram igualmente importantes na passagem do CAB aos oitavos de final.

 

Apesar de ter estado bem nos lançamentos de 2 pontos (22/36 – 61%),  ter dominado a luta das tabelas (40/31), com uma boa pesença no ressalto ofensivo (18), a Ovarense não conseguiu evitar a eliminação. O base José Barbosa (8 pontos, 7 assistências, 6 ressaltos e 3 roubos de bola) fez um jogo bastante completo, já Miguel Miranda (11 pontos, 7 assistências e 3 ressaltos) foi o melhor marcador da formação de Ovar.

 

 

Lusitânia apura-se para os oitavos em S. João da Madeira

 

Depois de triunfar, no sábado, em Ilhavo, em jogo a contar para a fase regular Liga, o Lusitânia garantiu, no passado domingo, a continuidade na Taça de Portugal, ao vencer, em desafio dos dezasseis-avos-de-final, em casa da AD Sanjoanense, por 76-57. 

 

 

Restantes jogos dos 16-avos-de final:

 

Dia 16 de Dezembro

21.315h – C.F. Belenenses X Algés/UAL

 

Dia 22 de Dezembro

15.30h – Terceira Basket Clube X Sangalhos D.C.

 

Dia 8 de Feveiro

Maia Basket x S.L. Benfica

 

Isentos:

Sampaense Basket

F.C. Barreirense

 

Competições
8 DEZ 2014

Mais Notícias