Campeãs não deram tréguas
As atuais campeãs nacionais previam dificuldades na deslocação até à ilha Terceira, mas o objetivo de se manterem invictas foi alcançado, já que a Quinta dos Lombos venceu, este sábado, o Boa Viagem por 66-44.

Competições
25 OUT 2014
As açorianas conseguiram manter-se na discussão do jogo até meio do 2º período, mas depois a boa defesa do conjunto de Carcavelos fez com que o resultado se fosse desnivelando até ao final do jogo.
As comandadas de José Leite comandaram o jogo desde a bola ao ar, embora a diferença pontual entre as duas equipas só tenha começado a acentuar-se a partir dos primeiros 15 minutos do encontro. Na altura a Quinta dos Lombos vencia por 25-19, uma vantagem que dispararia até ao intervalo (38-21).
A boa defesa da Quinta dos Lombos marcava a diferença nos primeiros 20 minutos, bem como contribuía decisivamente para que as percentagens de lançamento das açorianas não fossem as melhores (15/38 – 39.5% de 2 pontos e 2/13 – 15.4& de 3 pontos). No segundo tempo o domínio das forasteiras acentuou-se, nunca mais permitindo que as insulares aspirassem a voltar a entrar na discussão do resultado.
A norte-americana Diesha Lloyd (18 pontos e 4 ressaltos) foi a melhor marcadora da equipa da Quinta dos Lombos, num encontro em que Sara Djassi (14 pontos e 4 ressaltos) voltou a estar bem.
Entre as açorianas, o reforço para esta temporada, Vitória Pacheco (15 pontos, 9 ressaltos e 4 roubos de bola), ficou muito perto de um duplo-duplo, e foi a atleta em maior destaque no Boa Viagem.
1ª vitória do Académico na Liga
O Académico FC estreou-se a vencer na Liga Feminina, ao bater, em casa, o Olivais por 46-41. Uma derrota que pode encontrar parte da explicação no mau inicio das olivanenses no encontro, que começaram a perder por 13-0 e só marcaram o primeiro cesto a 1.24 minutos do final do primeiro período. Não surpreende, por isso, que ao intervalo estivesse na condição de derrotada (13-25). À entrada do último quarto as duas equipas encontravam-se separadas por cinco pontos (32-27), mas a liderança do Académico foi reforçada nos 10 minutos finais do encontro.
Num jogo marcado pela baixa pontuação, a maior capacidade revelada no capitulo dos ressaltos (capturou 44 contra 37 da equipa anfitriã) ajudou o Olivais a reentrar na discussão do resultado, de tal modo que chegou a ameaçar o comando do marcador, mas o melhor que conseguiu foi estar a perder por dois pontos já perto do final do 3º período.
A fraca pontuação final é reflexo das baixas percentagens de lançamento das duas equipas. A jogadora do Académico, Susana Lopes, autora de 17 pontos, foi a melhor marcadora do encontro. Josephine Filipe, com menos dois (15 pontos), foi a mais concretizadora na equipa do Olivais.
Resultados da 3ª jornada:
União Sportiva 62 – 48 Algés/UAL
GDESSA 71 – 59 SL Benfica
Lousada AC 64 – 84 AD Vagos
CDT Novas PRINTCENTER 53 – 72 CAB Madeira
Académico FC 46 -41 Olivais/UrgiCentro-SAN
Boa Viagem 44 – 66 Quinta dos Lombos