Campeões vencem na Madeira
Depois do triunfo deste sábado diante o CAB, na Madeira, por 89-75, a campeã em título Ovarense Dolce Vita conseguiu colocar-se em vantagem na série e mostrou-se capaz de eliminar o factor casa que a equipa insular tinha a seu favor.

16 MAI 2009
O 2º jogo, já este domingo, às 15.30 horas, passa a ser determinante para os comandados de João Freitas, uma vez que uma derrota complicará de sobremaneira as suas hipóteses de chegar à final.
Mais uma prova de que os actuais campeões nacionais quando chegam aos momentos decisivos, à imagem do que aconteceu durante toda a temporada, são sempre uma equipa a ter em conta, constituindo-se como fortes candidatos à renovação do título. Um dos grandes objectivos que a equipa vareira tinha para este duplo confronto na Madeira já foi alcançado, uma vez que conseguiu, até ver, um triunfo fora de casa que lhe permite encarar com outra tranquilidade o que resta da série.O início da 2ª parte foi o momento chave do encontro, com os vareiros – depois de terem atingido o intervalo na liderança do marcador com uma vantagem de 3 pontos (40-37) –, a conseguirem dilatar a vantagem durante o 3º período para a dezena de pontos (68-57), construindo uma diferença pontual bastante confortável para uma equipa com a experiência e hábitos vencedores como é o caso desta.No derradeiro quarto os insulares não conseguiriam sequer reduzir a diferença, aproveitando a Ovarense para aumentar o diferencial (89-75). Manarte durante a semana tinha avisado que o colectivo era a principal arma da equipa e a prova disso mesmo foram as 23 assistências da equipa vareira contra as 11 dos madeirenses durante o desenrolar do encontro. Outro factor que marcou a diferença neste 1ª encontro da série foi a percentagem de lançamentos de 3 pontos – 44% (12/27) para os vareiros versus os 27% (7/26) dos insulares.Na turma de Ovar as boas exibições de Nuno Cortez (12 pontos, 4 ressaltos e 2 roubos de bola), Miguel Miranda (14 pontos, 6 assistências, 3 ressaltos e 2 roubos de bola) e Stempin (12 pontos, 7 assistências, 5 ressaltos e 2 roubos de bola) foram fulcrais na vitória da Ovarense no 1º jogo da série. A dupla de norte-americanos Lance Soderberg (19 pontos, 7 ressaltos, 2 desarmes de lançamento e 1 roubo de bola) e Jason Smith (19 pontos e 5 assistências) bem lutou por um resultado diferente.