CRCQ Lombos e Imortal Pneu Rápido Campeões Nacionais de Sub18

Fica a conhecer os cincos ideais e os MVP's da competição

Competições | Formação
25 MAI 2025

Decorreram este fim de semana, 23 a 25 de maio, as fases finais Campeonatos e Taças Nacionais, no escalão de Sub18, Masculino e Feminino – sempre com transmissão FPBtv. Fique a par de tudo o que se passou neste último dia de competição:

Campeonato Nacional Sub18 Femininos

O Campeonato Nacional de Sub18 Femininos terminou com a CRCQ Lombos a erguer o troféu de Campeãs Nacionais após vencerem o CPN no segundo encontro do dia.

O Clip Teams e o Sporting CP foram as primeiras a entrar em campo e terminaram a sua prestação na fase final após a vitória do Sporting CP por 70-94. Neste encontro destaque para Diana Carvalho, das leoas, que somou 23 pontos, 11 ressaltos e quatro assistências. Do lado da equipa portista foi Maria Marcelino quem se destacou com 10 pontos, sete ressaltos, uma assistência e quatro roubos de bola.

No segundo encontro, que colocou a CRC Quinta dos Lombos frente ao CPN, a equipa de cascais foi superior e sagrou-se campeã após vencer por 78-55. A jogadora mais valiosa da equipa vencedora foi Maria Silva com 20 pontos, 13 ressaltos, três assistências e três roubos de bola. Do lado das comandadas de Marco Rodrigues foi Francisca Teixeira com 14 pontos, 21 ressaltos, duas assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento.

A compor o 5 ideal: Maria Amaro (SCP), Rita Rodrigues (CPN), Maria Marcelino (CLIP Teams), Francisca Teixeira (CPN) e Maria Silva (CRCQL). A jogadora mais valiosa da competição foi Francisca Teixeira com um total de 97,5 pontos de valorização.

Terminada a competição, eis a classificação final:

1.º Classificado: CRCQ Lombos

2.º Classificado: Sporting CP

3.º Classificado: CPN

4.º Classificado: CLIP Teams

 

 

Campeonato Nacional Sub18 Masculinos

O SC Beira-Mar disputou o 3.º e 4.º lugar frente ao CD Gumirães. A turma de Aveiro venceu a turma viseense, que marcou presença pela primeira vez numa fase final nacional de sub18, por 85-66, com Simão Cordeniz em destaque com 28 pontos, 6 assistências, 8 ressaltos e 2 roubos de bola. Nos comandados de Sérgio Silva foi António Sousa quem esteve em evidência com 13 pontos, 10 ressaltos, nove assistências e quatro roubos de bola.

No jogo onde se disputava o título de campeão nacional Sub18, foram o Sporting CP e o Imortal Pneu Rápido que mediram forças e o resultado acabou por sorrir à turma algarvia. Após o triunfo por 73-81, foram os comandados de Diogo Maricato que ergueram o troféu. Neste encontro destaque para as exibições de Rodrigo Caires com 10 pontos, 13 ressaltos e um roubo de bola, e de Victor Lopes com 21 pontos, 10 ressaltos e três roubos de bola.

 

A compor o 5 ideal: Lucas Barreira (IBC), Simão Cordeniz (SCBM), António Sousa (CDG), Rodrigo Caires (SCP) e Mwayi Cuinica (IBC). O jogador mais valioso da competição foi Rodrigo Caires, camisola número 17 do Sporting CP.

 

Terminada a competição, eis a classificação final:

1.º Classificado: Imortal Pneu Rápido

2.º Classificado: Sporting CP

3.º Classificado: SC Beira-Mar

4.º Classificado: CD Gumirães

 

No rescaldo da competição, Miguel Pereira, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, avaliou o evento como bastante bem-sucedido devido à organização e também devido ao empenho e esforço demonstrado por todos os atletas e equipas que se encontravam a competir. “Uma excelente organização por parte da AB Porto, como já é recorrente, e uma excelente iniciativa ao colocar o campeonato feminino e masculino no mesmo recinto, pois assim aumenta o ambiente de festa e promove o convívio para e entre os diversos atletas”. “Espero que esta tenha sido uma boa oportunidade para ver as consideradas melhores equipas do país neste escalão, principalmente para os nossos selecionadores nacionais que estiveram presentes”, acrescenta. Na mesma linha, Manuel Albano, Presidente da AB Porto, agradece aos seus parceiros por apresentarem sempre um serviço de qualidade como têm feito até então: “Aquilo que nós (ABP) tentamos fazer é associar-nos a parceiros que nos garantem qualidade, como é o caso da CM de Matosinhos e a Matosinhos Sport, principalmente num ano tão especial como este em que Matosinhos é a Cidade Europeia do Desporto”. Também Paulo Neta, Diretor Técnico da ABP, valoriza a ativa participação da associação nos diversos pontos altos e não nega o ambiente acolhedor e familiar que as equipas podem desfrutar quando os pontos altos são disputados em solo portista.

De salientar ainda que o CD Gumirães, da AB Viseu, disputou esta prova pela primeira vez na história do seu clube. Após o encontro frente ao Beira-Mar, o capitão de equipa Guilherme Costa e o treinador Sérgio Silva enalteceram a presença histórica do clube nesta fase final nacional, sendo a primeira equipa viseense neste registo, e frisaram que este é apenas o primeiro passo para o futuro e referem a importânica desta participação para inspirar os “pequeninos” do Gumirães.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Competições | Formação
25 MAI 2025

Mais Notícias