Caras “novas” que merecem destaque na próxima edição da Liga Placard! (parte I)

A menos de uma semana do reatar da Liga Placard, momento ideal para sintetizar aquelas que foram as contratações mais sonantes da XI edição do Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Atletas | Competições
1 OUT 2018

Para além das habituais, embora menos frequentes, mudanças nos comandos técnicos das equipas, a chegada de novos reforços ao escalão máximo do Basquetebol luso costuma ser tema de conversa entre os mais fiéis seguidores da modalidade. Este ano não foge à regra e dentro daquilo que tem vindo a ser a crescente evolução dos níveis competitivos da Liga Placard podemos afirmar, com toda a certeza, que muitos dos novos reforços vêm contribuir para essa tendência verificada ao longo das últimas épocas.

Começando pela União Desportiva Oliveirense, que manteve a grande maioria do plantel, apenas se destaca a chegada do polivalente belga de 2.03m, Thomas De Thaey. O jogador de 27 anos formado em NC State (NCAA D1) e que conta com passagens pela Bélgica, Inglaterra, Roménia e França será, certamente, um acrescento de qualidade ao plantel de Norberto Alves.
 
No FC Porto, a chegada da dupla croata composta pelo extremo-poste Boris Barac e pelo base Toni Prostran promete animar os pavilhões portugueses já que os dois novos “dragões” espelham aquilo que é a escola balcânica do Basquetebol do velho continente. Barac, de 26 anos, chega proveniente dos checos do Nymburk, crónico campeão checo e presença assídua nas competições europeias. Já Prostran, de 27 anos, conta com passagens pelas competitivas ligas lituana (LKL), grega (GBL) e, mais recentemente, pela Jamtland da liga sueca. Complementos essenciais aos já repentes, Sasa Borovnjak e Will Sheehey.
 
No Benfica, entre muitas contratações, importa destacar a chegada do versátil Micah Downs (ex-Avtodor Saratov), formado nas prestigiadas universidades de Kansas e Gonzaga (NCAA D1) e que conta com vasta experiência no Basquetebol europeu. Em evidência, para além de Downs, também está o rookie Quentin Snider, produto da prestigiada universidade de Louisville (NCAA D1), que será um dos jogadores a ter em atenção no próximo ano. 
 
Ainda na Luz importa referir a chegada de dois jogadores com currículo no Basquetebol espanhol. Xavi Rey e Aléx Suárez chegaram ambos do Zaragoza (ACB) e, embora apresentem grande experiência profissional (tanto um como outro já passaram por Barcelona e Real Madrid, respetivamente), o poderoso poste espanhol foi membro integrante da Seleção espanhola aquando da conquista da medalha de bronze no EuroBasket de 2013, na Eslovénia.
Atletas | Competições
1 OUT 2018

Mais Notícias