Caras “novas” que merecem destaque na próxima edição da Liga Placard! (parte II)
A menos de uma semana do reatar da Liga Placard, momento ideal para sintetizar aquelas que foram as contratações mais sonantes da XI edição do Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol.
Atletas | Competições
1 OUT 2018
Para além das habituais, embora menos frequentes, mudanças nos comandos técnicos das equipas, a chegada de novos reforços ao escalão máximo do Basquetebol luso costuma ser tema de conversa entre os mais fiéis seguidores da modalidade. Este ano não foge à regra e dentro daquilo que tem vindo a ser a crescente evolução dos níveis competitivos da Liga Placard podemos afirmar, com toda a certeza, que muitos dos novos reforços vêm contribuir para essa tendência verificada ao longo das últimas épocas.
Em Ovar, realce para os regressos de dois jogadores que deixaram boas indicações ao longo da época passada. Aleksandar Danilovic, sérvio de 25 anos, acabou por falhar grande parte da temporada devido a lesão, mas a dupla com o ex-CAB Madeira, Khalen Cumberlander, pode vir a ser a chave para o sucesso para Ovarense da temporada 2018/19. Embora sejam dois atletas bastantes jovens, são o complemento ideal ao base norte-americano, Will Perry.
Nas ilhas, importa salientar o ingresso do experiente poste lituano Martynas Andriuskevicius no S.C. Lusitânia. O gigante lituano de 32 anos e 2.18m conta com vasta experiência no Basquetebol europeu sendo, inclusive, escolhido no draft da NBA de 2005 pelos Orlando Magic. Apesar da curta passagem pela liga norte-americana, Andriuskevicus foi um dos integrantes do plantel lituano que conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo disputado na Turquia, em 2010.
De regresso ao continente importa realçar o regresso do ex-Lusitânia, Patrick McGlynn que, enquanto atuou pelos insulares, se demonstrou um dos melhores marcadores de pontos da Liga Placard. Este ano, a vestir o amarelo e roxo do Illiabum Clube, “Four” McGlynn será seguramente um dos jogadores a acompanhar durante a XI edição da Liga Portuguesa de Basquetebol.
Na cidade Berço, entre as chegadas dos norte-americanos Nicchaeus Doaks e D’Marques Tyson, destaca-se o regresso de Nick Novak. O ex-Ovarense foi um dos jogadores mais entusiasmantes das últimas edições da Liga Placard que está de regresso ao nosso País depois de passagens pela LEB Oro e pela Roménia.