Carla Ribeiro: “O mais importante é divertirmo-nos”

O Coimbrões vem de sete vitórias seguidas, mas a formação que milita na 1° divisão feminina não tem ilusões,  pois sabe que "o CAB é de outro campeonato".

Competições
9 DEZ 2014

A equipa vai defrontar as detentoras do troféu com o intuito de tirar o melhor partido do jogo e aproveitar um duelo frente a um conjunto da Liga.

 

Neste momento são, à condição, segundas classificadas no campeonato da 1ª divisão. Que balanço faz do desempenho da equipa até ao momento no campeonato da 1ª Divisão Feminina?

 

Apesar dos contratempos que nos surgiram no início desta época, com a saída de algumas atletas importantes, assim como a saída do nosso treinador a 3 semanas de começar o campeonato, o atual treinador é já nosso conhecido, por ter treinado algumas das atletas há uns anos, tivemos de começar do zero. Daí que se possa dizer que não começamos da melhor forma o campeonato, com 2 derrotas, mas temos vindo a melhorar jogo a jogo, com um coletivo forte, e temos vindo a ser “recompensadas” com resultados positivos. O campeonato da 1ª divisão este ano está de tal maneira equilibrado que penso que qualquer equipa pode ganhar. E o mais importante é como acaba, e ainda estamos no início.

 

A equipa está a viver um período muito bom, com várias vitórias consecutivas. Sinal que estão a jogar bom basquetebol?

 

É verdade que vimos de 7 vitórias consecutivas, 5 para o campeonato e 2 para a Taça de Portugal, e estas não aconteceram por acaso. Temos vindo a melhorar o nosso basquetebol jogo a jogo, por norma o que treinamos tem vindo a sair bem nos jogos. Podemos não ter grandes individualidades, mas o facto de termos vindo a funcionar como Equipa, tem trazido excelentes resultados.

 

O caminho para chegar até esta fase da Taça de Portugal foi complicado?

 

Sim, foi complicado. Nas duas eliminatórias anteriores jogamos com duas equipas da 2ª divisão (CD Póvoa e SC Braga), na minha opinião das melhores equipas do seu campeonato. Apesar das dificuldades encontradas em ambos os jogos, conseguimos vencer, que era o mais importante.

 

Concorda que não foram bafejadas pela sorte no sorteio desta eliminatória?

 

Sim concordo. Havia mais 3 equipas da 1ª divisão com quem nos podíamos cruzar, assim como equipas da Liga mais acessíveis com quem nos podíamos bater. Repete-se a eliminatória da época passada, precisamente Coimbrões x CAB.

 

Quais julga serem os principais problemas que irão sentir frente à equipa do CAB?

 

Os principais problemas que vamos sentir, com toda a certeza, é a nível do jogo interior. Apesar do bom jogo exterior, o CAB tem duas americanas muito fortes no jogo interior. Já o Coimbrões, sempre teve carência no jogo interior. Disputamos a 1ª divisão, e nesta divisão o jogo que temos vai chegando. Mas para jogar com uma equipa da Liga, como o CAB, já se sente uma grande diferença a nível competitivo. Já se sentiu na eliminatória da época transata.

 

E quais são os vossos argumentos para discutirem esta eliminatória com a equipa madeirense?

 

O CAB não é uma equipa do nosso campeonato. É uma equipa que disputa as principais competições a nível nacional. É a equipa detentora da Taça de Portugal da época passada, assim como já venceu a Supertaça este ano, e é a única equipa que ainda não perdeu na Liga feminina. O Coimbrões é uma equipa que disputa a 1ª divisão há vários anos apenas com prata da casa, e tem sobrevivido assim. Por isso, no jogo com o CAB, vamos dar o nosso melhor e tentar demonstrar o bom basquetebol que temos vindo a jogar na 1ª divisão. O mais importante é divertirmo-nos a fazer uma das coisas que mais gostamos… jogar basquetebol! E vamos tentar usufruir o máximo possível de jogar contra uma equipa da liga.

 

Para terminar, perguntava-lhe se o Coimbrões continua a ser uma referência na formação do basquetebol feminino? E se garante qualidade e opções para objetivos mais ambiciosos a curto e médio prazo?

 

O Coimbrões, sem dúvida, continua a ser uma referência na formação do basquetebol feminino. Ainda na época passada as nossas Sub14 foram Campeãs Distritais e Nacionais. Todos os anos as nossas equipas de formação, tentam estar presentes nos Campeonatos Nacionais. Este ano o plantel das Sub19 é muito curto, sendo algumas Sub16 a competirem nesse campeonato. Mas na minha opinião, essas atletas Sub16, que para a próxima época serão Sub19, poderão garantir qualidade e opções na equipa sénior. O projeto que nos foi lançado, será mesmo para sermos ambiciosos a curto-médio prazo.

Competições
9 DEZ 2014

Mais Notícias