CD Póvoa é a única equipa invicta ao fim da 7ª Jornada da Proliga
Um fim-de-semana marcado por grandes performances a nível individual
Competições
17 NOV 2025
A Proliga continua a ser palco de grandes exibições coletivas e individuais, com as 16 equipas em competição a proporcionarem mais uma jornada cheia de espetáculo.
A sétima jornada arrancou na sexta-feira, com o Portimonense SC a receber e a vencer o SL Benfica Sub23 por 83-67, resultado que permite à formação algarvia manter a liderança da Zona Sul.
No sábado, disputaram-se vários encontros, desta vez sem grandes surpresas. O Illiabum MARGRES entrou da melhor forma no fim de semana, ao triunfar em casa frente ao Casino Ginásio por 83-57. Já o Maia Basket Clube regressou às vitórias (110-66) com uma exibição de grande nível diante do Sangalhos Desporto Clube, num jogo marcado pela força do coletivo orientado por Nuno Rodrigues e por duas atuações individuais de enorme calibre: Miguel Tomley (28 pontos, quatro ressaltos e nove assistências) e William Heinz (15 pontos, 12 ressaltos e sete assistências).
Ver esta publicação no Instagram
Na Madeira, assistiu-se ao verdadeiro dérbi madeirense entre o CAB Madeira e a AD Galomar. Numa partida extremamente equilibrada, o CAB acabou por garantir mais uma vitória (105-96), igualando o Portimonense SC no primeiro lugar. Ao falar deste encontro, é impossível não destacar a prestação absolutamente excecional de Bernardo Ferreira. Em 33 minutos, o base somou 45 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências. Da linha de lance livre apresentou uma eficácia quase perfeita — 12 em 13 (92%) — e somou ainda nove triplos, coroando uma exibição memorável.
Ver esta publicação no Instagram
Nos Açores, o Sport Club Lusitânia recebeu o CD Póvoa/Esc Online, mas não conseguiu travar a invencibilidade da formação poveira. Foi uma partida equilibrada, embora sempre com ligeira vantagem para os visitantes, que acabaram por vencer por 73-88. Na equipa açoriana, o maior destaque foi Onyinyechi Eyisi, que assinou um duplo-duplo com 21 pontos e 13 ressaltos. Do lado do Póvoa, sobressaíram sobretudo as dinâmicas coletivas, com vários jogadores em evidência, reforçando assim a liderança isolada na Zona Norte, onde seguem sem qualquer derrota.
Ver esta publicação no Instagram
A sétima jornada terminou com o BSA – GALP a receber o Imortal sub23 AOC. Ao iniciar o último quarto apenas 7 pontos separavam as duas equipas (62-69) mas a equipa do Imortal esteve sempre por cima no encontro e não deixou escapar a partida, aumentando significativamente a diferença no último quarto, o que lhes permitiu vencer por 19 pontos (80-99) e somar a terceira vitória seguida da equipa algarvia.
Jogaram ainda:
Académica Efapel 58-75 Sampaense Inspecentro (Tope Arikawe – 16pts, 16res, 3ast)
Clube Basket de Queluz 59-95 Ginásio ANTRIX (Robert McCoy – 18pts, 7res, 2ast)
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIA DE CAPA | CD PÓVOA


