Centros de Treino
Nos últimos anos tenho aproveitado este espaço para, de uma forma mais ou menos regular, reflectir sobre aspectos que têm a ver com a modalidade em particular ou com o desporto em geral.
Associações | Formação
27 MAI 2009
Um dos temas que mais me tem motivado a escrever durante os últimos anos, são os CENTROS DE TREINO. Isto por entender, que podem vir a desempenhar um papel essencial na formação desportiva e pessoal dos atletas que nós queremos que venham a ser de “elite”.
O meu nível de preocupação ficou de alguma forma reforçado quando no passado mês de Novembro, participei numa acção de formação, de excelente qualidade e importância, proporcionada pela Direcção Regional do Desporto, e no qual foi abordada, de uma forma breve, o que se pensa poder vir a ser a estrutura dos futuros CENTROS REGIONAIS DE TREINO. Se bem entendi na altura a mensagem, a hipótese considerada passava por centralizar, em uma ou várias Ilhas, atletas das diferentes modalidades. A modalidade com quem se estabeleceram as primeiras conversações com vista a implementar o projecto foi o voleibol. Isto dada a sua implementação na região. O que me parece razoável. A minha preocupação não advém da implementação dos CENTROS DE TREINO, aspecto pelo qual me bato desde a mais de quatro anos, mas sim pela forma aparentemente escolhida.Não há concentraçãoNa realidade, concentrar atletas em uma ou mais ilhas, não me parece, nem de longe nem de perto, a melhor solução. Somos uma região com baixas bases de recrutamento, e com níveis qualitativos e quantitativos de competição interna baixos. Retirar das diferentes ilhas os melhores atletas só irá baixar ainda mais esse nível competitivo. No entanto o que mais me preocupou não foi este aspecto, mas sim o referido pelo Prof. Dr. Manuel João, responsável pelo Mestrado em Treino Desportivo com Jovens, actualmente a decorrer na região. Segundo ele, e falando com forte conhecimento de causa, as taxas de suicídio, problemas de consumo de álcool e drogas, problemas de ordem psicológica, bem como as taxas de insucesso na formação desportiva e pessoal, são MUITO ALTAS. Tudo isto graças ao desenraizamento de que são alvos os jovens.Ganhou em mim, desta forma, maior força a ideia que venho defendendo desde à longa data. CENTROS DE TREINO? SIM. O mais rapidamente possível. Mas a funcionar ao nível da Ilha com um Coordenador Regional por modalidade. A sua operacionalização e implementação já foi por mim amplamente desenvolvida em outros artigos. Parece-me extremamente simples, efectiva e barata, pelo que não vou de novo maça-los com tal assunto. Como alguém diz: “Vale a pena pensar nisto………..”, acrescentaria eu: “…….antes que seja tarde”.Marcos Couto – Coordenador da Formação do Boa Viagem


