Portugal com registo positivo no segundo dia do Oeiras Basketball International Tournament
A competição termina amanhã, 16 de junho
Competições | Seleções
15 JUN 2024
Vitória dupla para a Seleção Nacional de Sub16 Masculinos hoje no Oeiras Basketball International Tournament. Se esta manhã Portugal venceu o Odisseia Sub18 por 77-62, a contenda da tarde serviu para consolidar o primeiro lugar da equipa das quinas no grupo, com uma vitória esclarecedora sobre o Paço de Arcos Sub18, por 49-67.
Frente ao Odisseia Sub18, o jogo viu-se jogo equilibrado até ao intervalo e foi no terceiro período que a Seleção se distanciou, acabando por entrar no último período com uma vantagem de seis pontos (54-48).
Já no quarto tempo, o jogo manteve-se renhido nos primeiros minutos até que a Seleção conseguiu uma diferença pontual na casa das dezenas e a partir daí nunca mais olhou para trás.
Destaque para o atleta João Prado, que registou 17 pontos, cinco ressaltos e três roubos de bola.
Frente ao Paço de Arcos Sub18, o destaque foi Erickson Lima (12pts, 6/9 2P, 4res), com os restantes pontos a serem distribuídos de forma muito semelhante por toda a equipa, num jogo relativamente confortável.
Ao final do 1.º período, a vantagem caía para Portugal (11-15), mas o emblema de Paço de Arcos reagiu bem e chegou a estar a apenas um ponto de levar a partida empatada para o intervalo. O parcial de 8-0 imposto pela equipa das quinas nos últimos dois minutos da primeira parte, contudo, acabou com o marcador nos 23-32.
Costuma dizer-se que o 3.º período é o decisivo e foi aí que a vantagem começou a alargar para Portugal, fechando o quarto com uma diferença de 14 pontos no marcador, e o resultado avolumou-se a partir daí, terminando 49-67 a favor da turma lusitana.
E a estes dois jogos junta-se a vitória de ontem frente ao City of Badajoz Academy, por 59-61. Para amanhã, a turma de Sub16 enfrenta o coletivo de Sub15, logo pelas 9 horas da manhã, num duelo plenamente luso.
Grupo esse que, por seu lado, lutou até ao fim frente à equipa de Sub16 do Sporting, no grupo U16 M A, no primeiro jogo do dia. A Seleção Nacional de Sub15 Masculinos disputou o encontro até ao último minuto, mas o marcador acabou por sorrir aos leões, 52-58.
Num duelo equilibrado, onde se destacou Christian Sambú (10pts), mas com grande parte da equipa a contribuir, os jovens atletas foram assistindo às alternâncias no marcador, com os últimos minutos a decidir uma vitória verde e branca. Para além da dezena de pontos de Christian Sambú, Miguel Sousa e Pedro Ribeiro contribuíram ambos com 8 pontos.
Já na segunda partida de dia 15, a Seleção Nacional de Sub15 Masculinos bateu, no Pavilhão Escola Náutica, os Sub16 do Paço de Arcos, por 56-32.
O duelo de amanhã, frente à Seleção Nacional de Sub16 Masculinos, vai ser um novo “desafio de luxo”.
No setor feminino, e depois do esforço inglório da última noite, a Seleção Nacional de Sub15 Femininos voltou ao Pavilhão Jesus Correia com ambições renovadas e venceu por larga margem a equipa Sub18 do Colegio Virgen del Carmen (Espanha): 47-82.
Destaque para as boas exibições de Gabriela Carvalho (16pts), Matilde Lopes (12pts), Inês Coelho e Sofia Mota, ambas com 10 pontos.
No segundo jogo do dia, as jovens atletas demonstraram que são capazes de se bater de igual para igual com uma equipa sénior, tendo terminado o jogo com o Paço de Arcos apenas a nove pontos de distância para o coletivo mais experiente: 63 – 54.
A competição continua amanhã, dia 16, às 11 horas, no segundo jogo contra a equipa Sub18 do Colegio Virgen del Carmen.
Às 18 horas foi a vez da Seleção Nacional de Sub18 Masculinos entrar em campo. Depois de ontem ter batido os seniores do Paço de Arcos Clube por esclarecedores 86-53, os pupilos de João Tiago Silva receberam no Pavilhão Jesus Correia os sub18 do emblema norte-americano Canyon Crest Academy Athletics (CCA Basket), e a partida começou de imediato com o domínio luso: parcial de 12-0 nos primeiros cinco minutos.
O CCA Basket nunca se conseguiu reorganizar, acabando por sofrer outro parcial de 17-7 para fechar o primeiro tempo com 29-11 no marcador. O jogo seguiu o mesmo rumo, com a devida gestão dos atletas, até ao final do encontro. Ao intervalo, Portugal vencia por 56-28.
Na segunda parte, os pontos praticamente dobraram. O domínio luso face aos rivais norte-americanos terminou com um resultado de 103-41. Em grande forma estiveram Jorge Silva e Lucas Tovar, ambos com 12 pontos.
A participação da turma Sub18 no Oeiras Basketball International Tournament termina amanhã, dia 16, face aos espanhóis da City of Badajoz Academy, às 13 horas.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.