Clássico decidido no fim

Última jornada da segunda fase da Liga Betclic Masculina

Competições
30 ABR 2022

Na sexta e última jornada da segunda fase do campeonato, SL Benfica, Sporting CP, CAB Madeira, CD Póvoa, Ovarense GAVEX e Illiabum triunfaram e fecharam a classificação dos respetivos grupos.

 

Grupo A

O Dragão Arena acolheu o clássico entre FC Porto e Sporting CP, um embate entre duas formações que procuravam o segundo lugar da classificação no Grupo A. Num encontro de elevada intensidade, os dois conjuntos trocaram lideranças ao longo dos dois primeiros quartos, com os “dragões” a assumirem a liderança o intervalo.

Apesar da vantagem no lançamento exterior (39% contra 25%), os “azuis-e-brancos” não conseguiram segurar a diferença e permitiram que os “leões” passassem para a dianteira. Os comandados de Moncho Lopez reagiram e o último quarto voltou a ver trocas de liderança, com as duas equipas a chegaram a empates sucessivos. Nos últimos minutos, Miguel Maria Cardoso mostrou sangue-frio da linha de lance livre e deu a vitória ao Sporting por 71-70.

Max Landis (21pts, 2ast) e Rashard Odomes (14pts, 6res, 2ast) estiveram em destaque no emblema portista, e Joshua Patton (17pts, 3res, 3ast), Travante Williams (13pts, 3res, 4ast, 1rb, 2dl) e Daniel Relvão (11pts, 2res) na formação de Alvalade.

 

Em Oliveira de Azeméis, o SL Benfica bateu a UD Oliveirense por 87-57. Num embate em que as duas equipas entravam com a respetiva classificação definida, o conjunto da casa marcou primeiro e os minutos iniciais foram disputados de parte a parte. Contudo, um parcial de 13-4 a fechar o primeiro período deu início ao triunfo “encarnado”, com os comandados de Norberto Alves a dominarem até ao fim.

Na Oliveirense, Zane Waterman (23pts, 7res, 1ast, 3rb) e Derrick Colter (14pts, 3ast, 1rb) foram os mais esclarecidos, enquanto no emblema lisboeta, Travis Munnings (15pts, 5res, 2ast, 2rb), Makram Romdhane (12pts, 5res, 4ast, 1rb, 1dl) e José Silva (12pts, 1ast, 1rb) estiveram em destaque.

 

Grupo B

No Grupo B, o CAB Madeira venceu o duelo insular contra o Lusitânia EXPERT (104-81), concluindo a segunda fase na primeira posição do seu grupo e no 5.º lugar da tabela geral. Numa partida em que os visitantes mostraram pontaria no lançamento exterior (52% contra 18%), a formação madeirense esteve na frente do marcador durante a maior parte do encontro e conseguiu fazer crescer a sua vantagem ao longo dos 40 minutos, em parte graças à mão quente de Fredrick Thomas, que assinou um máximo de carreira.

Na equipa açoriana importa mencionar as exibições de Amenhotep Abif (21pts, 3res, 1ast, 2rb) e Fernando Ferreira (18pts, 6res, 3ast, 1rb, 1dl). Já no CAB Madeira, Fredrick Thomas (41pts, 9res, 3ast, 2rb, 1dl) esteve imparável.

 

Já na Póvoa de Varzim, o CD Póvoa venceu o Imortal LUZiGÁS (71-70) numa partida decidida, novamente, no soar da buzina. Num embate equilibrado do ponto de vista estatístico, o conjunto poveiro chegou a liderar por 12 pontos durante o segundo quarto, mas permitiu a reação algarvia e ao intervalo o marcador assinalava uma igualdade a 35 pontos.

Após o descanso o emblema de Albufeira não tirou o pé do acelerador e atingiu os 17 pontos de vantagem ainda durante o terceiro quarto. Contudo, o Póvoa seguiu o exemplo do Imortal e respondeu, anulando a vantagem ao longo dos últimos dez minutos. A perder por dois e a menos de dez segundo do final, Diego Kapelan lançou de fora e levou à loucura os adeptos da equipa da casa.

Nakye Sanders (17pts, 10res, 3ast, 2rb, 2dl) e Diego Kapelan (17pts, 4res, 2ast, 2rb) foram as figuras do Póvoa, enquanto Fábio Lima (22pts, 4res, 1rb) e Tymetrius Toney (19pts, 10res, 2ast, 1rb) assumiram destaque no Imortal.

 

Grupo C

A Ovarense GAVEX ultrapassou a oposição da Académica EFAPEL (84-59) e somou o 5.º triunfo consecutivo na segunda fase. O conjunto de Ovar esteve na frente do marcador durante todo o encontro e foi contruindo a sua vantagem ao longo da partida, com boa eficácia da linha de lance livre (71% contra 50%) e nas zonas junto ao cesto (66%-50%).

Kendall Jacks (12pts, 4res, 1rb) e Nikola Vujovic (10pts, 6res, 2ast) foram os mais inconformados nos “estudantes”, e Gustavo Teixeira (17pts, 3res, 5ast, 5rb) e Tyere Marshall (12pts, 8res, 1ast) comandaram a Ovarense.

 

Por fim, em Aveiro, o Illiabum Clube recebeu e venceu o Vitória SC (78-71) num regresso aos triunfos após a derrota na 5.ª jornada. A equipa visitante esteve em bom plano durante os minutos iniciais da contenda, mas não demorou até o conjunto da casa passar para a dianteira. Com vantagem na luta das tabelas, o emblema de Aveiro chegou a liderar por 19 durante o terceiro quarto, mas o último período viu a reação dos vimaranenses, que ainda conseguiram reduzir o diferencial.

Os grandes destaques no Illiabum foram Lamar Morgan (17pts, 7res, 1ast, 2rb) e Tahjai Teague (15pts, 9res, 3ast). Danjel Purifoy (14pts, 3res) foi o mais esclarecido no conjunto de Guimarães.

Competições
30 ABR 2022

Mais Notícias