Clássico escaldante a fechar o ano
O ano de 2016 fecha da melhor forma, com um clássico entre SL Benfica e FC Porto a contar para a 13ª jornada da Liga Placard, com transmissão em direto na TVI24, a partir das 21 horas.

Atletas | Competições | Treinadores
30 DEZ 2016
O Galitos-Barreiro estará atento ao resultado da Luz, uma vez que, se vencer o Sampaense Basket e em caso de vitória das 'águias', pode saltar para a liderança isolada da classificação. Também esta sexta-feira, a Ovarense Dolce Vita desloca-se a Ponte de Sôr para defrontar o Eléctrico FC e o Illiabum Clube recebe o Maia Basket/Escape Forte.
Dia de emoções fortes na Luz, com o clássico entre SL Benfica e FC Porto em destaque na 13ª jornada da Liga Placard. Os comandados por Carlos Lisboa somaram duas derrotas (Galitos-Barreiro e Vitória SC) nos últimos três encontros da prova e querem, também por isso, repetir o triunfo da primeira volta. Os 'azuis e brancos' seguem confortáveis no topo da tabela classificativa da competição e chegam a Lisboa com uma série de seis vitórias consecutivas (a última derrota foi em Guimarães, a 19 de Novembro).
Apesar da possível ausência de Jeff Xavier, o treinador Moncho Lopez não perde a ambição de encerrar o ano com mais um triunfo. "Uma vitória sobre o Benfica é sempre uma boa maneira de acabar ou começar qualquer coisa. É um adversário direto, é uma das duas melhores equipas do campeonato e pensar em vencer em casa deles é sempre motivador. Vejo o Benfica com um plantel muito forte, com muitos recursos e a fazer coisas difíceis de contrariar. É a equipa que mais problemas nos pode colocar.", afirmou ao Porto Canal.
Do lado dos 'encarnados', o base/extremo Carlos Morais pede o apoio dos adeptos. "É um clássico, difícil para as duas equipas. Temos estado a prepará-lo com cuidado, mas com esta pausa natalícia tivemos tempo para descansar. Vamos entrar fortes e lutar pela vitória. Esperamos casa cheia e que possamos dar um presente de final de ano aos adeptos", disse o angolano à BTV.
Galitos pode subir à liderança
Com especial interesse no desfecho da Luz está a comitiva do Galitos-Barreiro, que pode festejar o réveillon na liderança da Liga Placard. Para isso, o emblema do Barreiro tem que vencer na deslocação a São Paio de Gramaços e esperar um triunfo do SL Benfica diante do FC Porto. A equipa orientada por André Martins vem de seis vitórias seguidas e mede forças com um Sampaense Basket (21 horas) que atravessa uma fase negativa, com três derrotas consecutivas.
Em Ponte de Sôr, a partir das 21h30, a Ovarense Dolce Vita tenta regressar às vitórias, depois dos desaires frente a UD Oliveirense e Illiabum Clube, mas terá que contar com a oposição de um Eléctrico FC que, apesar da série de quatro derrotas, quer terminar o ano com um triunfo caseiro. Por sua vez, em Ílhavo, o Illiabum Clube vai tentar infligir a sétima derrota seguida ao Maia Basket/Escape Forte (21h30).